SUA SAÚDE, SUA FORÇA: PREVINA-SE E VIVA PLENAMENTE!

Se o mês de março tivesse gênero, seria feminino. É o mês das mulheres. A Campanha Março Lilás 2025 chega para reforçar a conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero, uma das doenças que mais afetam mulheres no Brasil. A iniciativa foi criada pelo Ministério da Saúde em parceria com instituições de saúde e entidades da sociedade civil, buscando ampliar o acesso à informação e incentivar a realização de exames preventivos.

 

Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam um alerta preocupante: o câncer do colo do útero segue como o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres no Brasil, com estimativa de mais de 17 mil novos casos para 2025. A pesquisa ainda indica que a maioria dos diagnósticos ocorre em estágios avançados, reduzindo as chances de tratamento eficaz.

 

O câncer de colo do útero é causado por uma infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível (IST). Nos estágios iniciais a doença pode ser silenciosa, mas, quando há sintomas, os mais comuns incluem sangramentos irregulares (especialmente após relações sexuais), secreção vaginal anormal e dor abdominal.

 

A prevenção é a principal arma contra o câncer do colo do útero. O exame Papanicolau, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser realizado regularmente por mulheres de 25 a 64 anos. Além disso, a vacina contra o HPV, disponível para meninas e meninos a partir dos 9 anos, protege contra os tipos mais agressivos do vírus. Outras medidas preventivas incluem o uso de preservativo nas relações sexuais e o acompanhamento ginecológico frequente para detectar alterações precoces.

 

Para quem precisa de diagnóstico e tratamento, a rede pública de saúde disponibiliza atendimento gratuito em unidades básicas de saúde (UBSs) e centros de referência em oncologia. Caso o exame Papanicolau detecte alguma alteração, a paciente é encaminhada para exames complementares e, se necessário, para tratamento especializado. O SUS oferece desde procedimentos simples, como a colposcopia, até cirurgias mais complexas. Também são oferecidos tratamentos com radioterapia e quimioterapia em unidades de alta complexidade.

 

O tema da campanha deste ano, “Lindas, elegantes e prevenidas”, destaca que a beleza e o autocuidado vão além da estética: envolvem também a saúde e o bem-estar. A ideia é reforçar que a mulher que se cuida, faz seus exames regularmente e se protege contra o câncer do colo do útero está não somente saudável, mas também empoderada e segura. A Campanha Março Lilás 2025 busca desmistificar o medo do exame preventivo e incentivar cada vez mais mulheres a priorizarem sua saúde.

 

Confira nossas dicas sobre quem pode se vacinar contra o HPV pela rede pública:

 

  • Meninos e meninas de 9 a 14 anos;
  • Mulheres e homens que vivem com HIV;
  • Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea;
  • Pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos;
  • Vítimas de abuso sexual.

 

 

 

 

BRASILCAP COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

“Que pretendes, mulher?
Independência, igualdade de condições…
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino de ser mãe.
Em ti está presente a humanidade!”

 

Em tom poético, a escritora brasileira Cora Coralina — pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas — descreve com simplicidade o desejo natural de todas as mulheres que buscam o protagonismo de suas vidas. No século XIX, Cora sentiu na pele, literalmente, os desafios complexos da causa feminina, que, de certa forma, ainda persistem atualmente quando ainda são vítimas de preconceito e discriminação.

 

A luta das mulheres em busca de respeito e igualdade de gênero exigiu uma resposta mais efetiva que extrapolasse o ambiente familiar, social ou corporativo. Foi assim que surgiu o Dia Internacional das Mulheres, cuja origem no movimento operário, em 1908, recebeu todo apoio e incentivo da Organização das Nações Unidas (ONU). Naquele ano, 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova Iorque exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o 1º Dia Nacional das Mulheres.

 

Em 1910 — durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague — a ativista feminista Clara Zetkin propôs que a representatividade da data se expandisse para o resto do mundo. O evento reunia 100 mulheres de 17 países e todas, por unanimidade, concordaram com a sugestão. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. O seu centenário aconteceu em 2011. Porém, por iniciativa exclusiva da ONU, o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975.

 

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um marco fundamental na luta por igualdade de gênero, justiça e reconhecimento dos direitos das mulheres em todo o mundo. Mais do que uma data comemorativa, é um momento de reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda persistem, como a disparidade salarial, a violência de gênero e a baixa representação feminina em posições de liderança. A data também reforça a importância do empoderamento feminino e da construção de uma sociedade mais equitativa, que permita às mulheres oportunidades plenas para desenvolver seu potencial em todas as áreas.

 

A mulher não precisa que falemos somente de flores e homenagens. Devemos insistir nos princípios universais sobre conquistas, desafios e, principalmente, atitude protagonista. No século XXI, o debate sobre equidade de gênero ganha cada vez mais força e exige comprometimento real das empresas. Na Brasilcap, essa responsabilidade vai além do discurso e se traduz em iniciativas concretas que impulsionam a representatividade feminina no mercado de trabalho. Porque igualdade não é um favor, é um direito!

 

Dentro do nosso compromisso com as melhores práticas ASG (Ambientais, Sociais e de Governança), apostamos em ações que fazem a diferença. No nosso Relatório Anual de Responsabilidade (a ser publicado no mês de abril), destacamos dois marcos fundamentais: a realização do 1º Censo + Pertencimento, um diagnóstico essencial para aprimorar políticas de inclusão, e a capacitação de 21 colaboradoras em um robusto programa de liderança feminina. Afinal, mais mulheres no comando significa decisões mais diversas, inovadoras e conectadas com a realidade do mundo.

 

E os números comprovam esse avanço: 44,18% dos cargos de liderança da Brasilcap já são ocupados por mulheres e pessoas negras. Esse dado não é só estatístico: é reflexo de um compromisso genuíno em transformar o ambiente corporativo em um espaço mais justo e representativo. Queremos que esse percentual cresça ainda mais e sirva de exemplo à sociedade.

 

Sabemos que equidade não é alcançada da noite para o dia, mas cada passo conta. Empoderar mulheres nas empresas não só corrige desigualdades históricas, mas também gera impactos positivos para os negócios e a sociedade. Diversidade é um dos nossos principais valores e traz inovação, amplia perspectivas e fortalece as decisões estratégicas. Por isso, seguimos firmes, com iniciativas que vão muito além do 8 de março.

 

Então, neste Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas, mas também lembramos da importância de se conscientizar sobre os desafios que ainda precisamos enfrentar. A Brasilcap reforça seu compromisso em ser parte ativa dessa transformação, investindo na formação de lideranças femininas e ampliando as oportunidades para todas. Porque o futuro é feminino, diverso e, acima de tudo, feito para todos!

 

 

 

 

 

 

 

 

CARNAVAL DE PAZ, DIVERSÃO E SEM ESTRESSE

O ano começa quando termina o Carnaval. Quem nunca escutou essa frase? Quem nunca usou esse pretexto para iniciar alguma coisa na vida? A realidade é que esse é um dos períodos mais aguardados pelos brasileiros, porque representa a explosão da cultura, da alegria e da diversidade do país.

 

Das luxuosas escolas de samba do Rio e São Paulo aos ritmos contagiantes do frevo, maracatu e do axé, o Brasil inteiro se rende à folia momesca, transformando ruas e avenidas em verdadeiros palcos de festa. Milhões de pessoas celebram intensamente, misturando cores, danças e fantasias na maior festa popular do mundo.

 

É a época em que as barreiras sociais se dissolvem e a criatividade toma conta das ruas, trazendo uma energia contagiante que celebra a pluralidade e a capacidade de festejar com alegria, mesmo diante das adversidades. Mas, todos os anos, somos revisitados pela curiosidade inquietante: como surgiu o Carnaval? Porém, a resposta é que não há uma pessoa específica que tenha inventado a folia momesca. Sabemos apenas que a festa tem origem pagã, remonta à Antiguidade e foi trazida ao Brasil pelos portugueses.

 

A palavra Carnaval vem do latim “carnis levale”, que significa “retirar a carne”. Durante a colonização do país, por volta do século XVII, os portugueses trouxeram a festa como uma brincadeira popular que tomou as ruas do Rio de Janeiro e, apesar da proibição em 1841, o Carnaval se manteve resistente e se tornou a festa popular mais tradicional do Brasil.

 

Além de seu valor cultural, o Carnaval é um motor econômico essencial para o país. A festa movimenta bilhões de reais anualmente, impulsionando setores como turismo, hotelaria, transporte e comércio, além de gerar milhares de empregos direta e indiretamente. Esse ciclo virtuoso contribui significativamente para o desenvolvimento das comunidades e fortalece a economia nacional de forma irreverente e dinâmica.

 

Contudo, para aproveitar a folia sem transformar a alegria em ressaca moral, é fundamental adotar medidas de segurança e planejamento financeiro. Organizar o orçamento, evitar gastos excessivos e manter a moderação são atitudes que garantem uma festa saudável e sustentável. Assim, é possível desfrutar do Carnaval com a intensidade que a celebração pede, mas sem comprometer a qualidade de vida nem o equilíbrio financeiro.

 

A Brasilcap – que tanto valoriza e incentiva as manifestações culturais do país – reforça seu compromisso com o bem-estar de seus clientes e colaboradores por meio de conscientizações em seus canais de comunicação interna, externas e redes sociais. Aqui, deixamos algumas dicas para que todos curtam a festa com responsabilidade, mantendo a alegria e a tradição dessa celebração tão brasileira.

 

  • Proteja seus pertences pessoais: evitesair com objetos de valor, como joias, relógios e câmeras fotográficas, especialmente em locais com grande aglomeração de pessoas. Mantenha celulares e carteiras em compartimentos seguros, como pochetes ou doleiras, sempre próximos ao corpo.
  • Hidrate-se e alimente-se adequadamente: o calor e a intensidade das festividades podem levar à desidratação. Beba água regularmente e consuma alimentos leves e nutritivos para manter a energia durante a folia.
  • Planeje seu transporte: utilizetransporte público, táxis ou serviços de aplicativo para deslocar-se com segurança. Se optar por veículo próprio, estacione em locais credenciados e bem iluminados.
  • Mantenha-se em grupo e estabeleça pontos de encontro: eviteandar sozinho, especialmente em locais pouco movimentados ou durante a noite. Combine previamente pontos de encontro com amigos para o caso de alguém se perder.
  • Cuidado com o sol: useprotetor solar, roupas leves e confortáveis, e descanse adequadamente entre os dias de festa. Caso apresente sintomas de desidratação, insolação ou indisposição, procure atendimento médico imediatamente.
  • Respeite as orientações das autoridades: sigaas instruções dos órgãos de segurança e saúde, e em caso de emergência, acione os serviços competentes. A colaboração de todos é essencial para um Carnaval seguro e harmonioso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BRASILCAP: ECONOMIA MAIS FORTE COM PRÊMIOS AOS CLIENTES

 

2024 foi um ano para não se esquecer. Realizamos objetivos e sonhos, principalmente para o principal ativo da Brasilcap: nossos clientes, responsáveis pelos números expressivos alcançados pela Companhia, constatados por meio de uma série de sorteios que superaram as expectativas em termos de participação e engajamento.

 

Ao longo do ano, a empresa promoveu diversas campanhas de sorteios, oferecendo prêmios atraentes e exclusivos para nossos clientes. Os sorteios foram realizados de forma transparente e segura, garantindo a integridade do processo e a confiança dos participantes.

 

Foram R$ 62,72 milhões distribuídos em sorteios e R$ 6,90 bilhões em resgates pagos, reforçando o nosso papel de transformar sonhos em realidade e impactando a vida de milhares de brasileiros. Cada prêmio entregue e cada resgate realizado significam histórias de conquistas que nos enchem de orgulho e motivação para ir ainda mais longe.

 

Além disso, a Brasilcap fechou 2024 com um Lucro Líquido de R$ 280.770.349, 4º maior resultado da nossa história. O balanço anual reflete a solidez da Companhia no mercado de capitalização, impulsionada por estratégias de inovação, eficiência operacional e fortalecimento do relacionamento com clientes. Mesmo em um cenário desafiador, a empresa manteve sua trajetória de crescimento sustentável, reafirmando seu compromisso com a geração de valor para acionistas e consumidores.

 

O Ourocap, produto da modalidade Tradicional, e comercializado pela BB Corretora nos canais do Banco do Brasil (BB), segue se destacando no faturamento da Companhia, resultado construído por meio de ações que promoveram o engajamento da força de vendas do BB na comercialização do produto. Destacamos as vendas nos canais digitais do Banco do Brasil, que registraram um crescimento de 14,5% de clientes.

 

A Brasilcap também diversificou suas soluções, utilizando modalidades como Garantia, Incentivo, Popular e Filantropia Premiável. O produto Bem da Sorte, por exemplo, foi lançado para captar recursos em benefício de instituições filantrópicas, enquanto o Doadin, primeiro produto totalmente digital na modalidade Filantropia Premiável, foi aprimorado e passou a ser ofertado pelo aplicativo do Banco do Brasil.

 

Com um portfólio versátil, o Cap Fiador, da modalidade Garantia, registrou crescimento de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2024. Essa solução, oferecida para garantia de aluguel, conta atualmente com 215 parceiros comerciais, sendo 8 deles prospectados nesse mesmo período, distribuídos por cerca de 4.200 imobiliárias em todo o país.

 

Em 2024, a Brasilcap brilhou, colecionou prêmios e reconhecimentos. Pela quinta vez, levou o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Também faturou o Prêmio Reclame Aqui pela excelência no atendimento. Além disso, garantiu por 14 anos seguidos a certificação Empresa Cidadã e obteve o selo Jurídico 4.0. Para fechar com chave de ouro, destacou-se no Prêmio de Inovação CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), reafirmando sua posição de referência no setor.

 

A Brasilcap se orgulha pelos resultados dos sorteios realizados em 2024 e planeja continuar promovendo ações inovadoras e transparentes em 2025. A empresa aposta cada vez mais no comprometimento e reciprocidade na relação com seus clientes e colaboradores, responsáveis, direta e indiretamente, pela consolidação da nossa marca e os produtos da empresa. Esperamos continuar encantando os nossos clientes e, sobretudo, manter o nível de excelência como uma das principais empresas de capitalização do Brasil.

 

 

 

 

 

BRASILCAP COMEMORA DIA DO ESPORTISTA APOSTANDO NO FUTURO

Não há dúvidas quando se fala que o esporte é uma atividade indispensável na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Praticar qualquer modalidade esportiva contribui diretamente para o desenvolvimento físico, mental e social. Desde a infância, a prática esportiva ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e superação de desafios, habilidades que se refletem em diversas áreas da vida.

 

Para os adolescentes, o esporte é uma ferramenta poderosa para manter um estilo de vida saudável, além de abrir portas para oportunidades acadêmicas e profissionais. Já para os adultos, a prática regular de atividades físicas melhora a qualidade de vida, reduzir o risco de doenças crônicas, estresse, ansiedade e ainda promove bem-estar.

 

No entanto, seguir a carreira de esportista no Brasil ainda é um grande desafio. Apesar de tantos talentos espalhados pelo país, muitos atletas enfrentam dificuldades para se manter no esporte devido à falta de incentivo financeiro e infraestrutura adequada. A ausência de apoio consistente do poder público e do setor privado faz com que muitos promissores esportistas abandonem suas trajetórias por não conseguirem sustento. A desigualdade social se manifesta nas faltas de oportunidades ao esporte, já que muitos jovens talentosos e de baixa renda, por vezes, não conseguem ter acesso aos treinos e equipamentos de qualidade para investir em uma carreira sólida.

 

O Dia do Esportista, celebrado hoje, dia 19 de fevereiro, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância do esporte e a necessidade de investimentos contínuos no setor. Mais do que uma homenagem, a data deve servir como um lembrete para governos e corporações privadas sobre o seu papel no desenvolvimento do esporte brasileiro.

 

A data foi criada em 1993, pela conhecida “Lei Zico” — em homenagem ao jogador Zico, considerado um dos maiores ídolos do futebol brasileiro — sendo inspirada no Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, instituída durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013.

 

Programas de incentivo, patrocínios e investimentos em infraestrutura são essenciais, pois é dessa forma que atletas de todas as classes, idades e diferentes modalidades possam se preparar, treinar e competir em condições justas com os seus adversários, elevando o nível do esporte nacional.

 

Nesse cenário, a Brasilcap — empresa de capitalização da BB Seguros — é uma das corporações mais apaixonadas pelos esportes e tem se destacado, nos últimos anos, pelo apoio a esportistas brasileiros, ajudando a viabilizar sonhos e a consolidar carreiras. O investimento da empresa no patrocínio de atletas e projetos esportivos é um exemplo de como o setor privado pode ser um grande aliado na formação de campeões no esporte.

 

Nosso compromisso com os valores olímpicos — amizade, excelência, respeito, determinação, coragem, igualdade e inspiração — não são apenas metas a serem atingidas. É uma realidade. É uma ação concreta. Por meio do apoio a atletas do kitesurf como Bruno Lobo, Socorro Reis, Luiza Neto, Breno Vera e Breno Barbosa, demonstramos que investir no esporte é investir em pessoas que personificam esses princípios. Cada vitória e desafio superado por eles reforça nossa crença no poder transformador do esporte.

 

Continuaremos a incentivar e patrocinar talentos que, além de competirem, inspiram e promovem mudanças positivas na sociedade. Acreditamos que, ao fomentar o desenvolvimento desses atletas, contribuímos para um futuro em que os valores olímpicos sejam vivenciados dentro e fora das competições. Juntos com os atletas patrocinados, estamos construindo um legado desportivo de excelência e inspiração para as próximas gerações.

 

 

BRASILCAP: INCENTIVANDO A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

A cultura brasileira está passando por um dos momentos de maior efervescência do século, com diversidade de expressões artísticas que refletem a riqueza de um país, que é, literalmente, um caldeirão de artes, resultado da fusão de várias influências indígenas, africanas, europeias e asiáticas.

 

Da capoeira ao samba, do maracatu ao bumba meu boi, cada canto do país pulsa com manifestações artísticas que representam a diversidade na música, na dança, no teatro, na culinária e nas festas populares, como o Carnaval e o São João. A literatura, o cinema e as artes plásticas brasileiras seguem conquistando o mundo, reafirmando que a nossa identidade cultural é uma das mais ricas e expressivas do planeta.

 

No entanto, apesar dessa variedade, a cultura brasileira enfrenta desafios significativos, como a falta de recursos financeiros e a necessidade de apoio para a realização de eventos e projetos culturais. É aqui que as empresas privadas têm um papel fundamental a desempenhar, investindo em patrocínios que incentivem a realização de eventos culturais em todo o país.

 

O investimento em patrocínios culturais não apenas ajuda a garantir a continuidade de projetos e eventos culturais, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico do país. Além disso, os patrocínios culturais permitem que as empresas privadas se conectem com a sociedade de uma maneira mais profunda e significativa, demonstrando seu compromisso com a valorização da cultura brasileira.

 

A Brasilcap acredita no poder da cultura como instrumento de transformação social. A Companhia está nos bastidores – de forma proativa – incentivando a produção cultural do Brasil, apoiando eventos que promovem a diversidade artística e a independência financeira que leva a arte ao povo.

 

Foi o que aconteceu com o patrocínio da maior exposição imersiva já realizada no Brasil: “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, que estreou em São Paulo e depois seguiu para Recife, onde trouxe uma experiência imersiva com 15 ambientes e réplicas em tamanho real de obras icônicas, como a “Pietà” e a estátua de “David” com seus impressionantes 5 metros de altura. O ponto alto foi uma sala com projeções gigantes no teto e nas paredes, recriando o estilo real da Capela Sistina. A mostra explorou também a arquitetura, história e curiosidades da capela, incluindo uma seção dedicada ao Conclave e uma réplica da chave da Capela Sistina trazida diretamente do Vaticano.

 

Com a proposta de democratizar e popularizar o jazz no Brasil, a Companhia patrocina, desde 2022, o Festival “Tudo é Jazz”, que já teve a participação de mais de 1,5 mil músicos nacionais e internacionais. No ano passado, o festival – considerado um dos maiores da América Latina – aportou em Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas, Ouro Branco e Itabirito, em Minas Gerais.

 

A Brasilcap também tem o teatro como um dos principais meios de incentivar o público a prestigiar espetáculos culturais. Uma das peças de sucesso é a comédia “Avesso do Avesso”, com a dupla de atores Heloisa Périssé e Marcelo Serrado, representando seis diferentes casais que vivem diferentes situações do cotidiano. Outro sucesso de público é “Duetos – A Comédia”, de Peter Quilter, com os atores Patrycia Travassos e Marcelo Faria.

 

A Companhia também assina o apoio financeiro da adaptação da novela do escritor Walcyr Carrasco “O Cravo e a Rosa”, que na montagem teatral traz os atores Isabella Santoni e Dudu Azevedo vivendo uma releitura contemporânea das estrepolias do casal Catarina e Petruchio. Em “Duas Irmãs e Um Casamento”, as atrizes Maitê Proença e Debora Olivieri mostram como o envelhecimento, a solidão e a importância da família refletem o quanto vale a pena viver.

 

No cenário cultural vibrante do Brasil, a Brasilcap tem sido uma parceira essencial da arte e da cultura, impulsionando a diversidade artística por meio de patrocínios estratégicos. Ao apoiar projetos que vão do teatro à música, a empresa fortalece a expressão cultural e enriquece a sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

VERÃO DOS SONHOS: CURTA AS FÉRIAS SEM ESTOURAR O ORÇAMENTO

 

Estamos no verão, tempo de praia, sol, passeios ao ar livre, além do carnaval batendo às portas do folião mais convicto. É o momento de desacelerar, recarregar as energias e, claro, sonhar alto, pensando em destinos de viagens inesquecíveis.

 

A pesquisa mais recente do Ministério do Turismo (MTur) — realizada no ano passado — apontou que pelo menos 35% dos brasileiros (59 milhões de pessoas) estavam de malas prontas para cair na estrada até fevereiro de 2025. E o que é mais interessante: aproveitando o verão, essa turma injetará R$ 148,3 bilhões na economia, com um gasto médio de R$ 2.515 reais por pessoa, gerando um aumento de 34% em relação ao verão de 2023. E adivinha qual o destino favorito? Acertou quem respondeu: as praias! Mais da metade dos trabalhadores de férias (54%) escolhe o litoral do país. Outros 10% ficam de olho no ecoturismo e junto à natureza. 5% preferem viagens de aventura ou destinos especializados em saúde e bem-estar.

 

Mas nem tudo são flores: 59% dos brasileiros não podem viajar nesse verão, porque simplesmente falta grana. Ou seja, não fizeram nenhum planejamento para aproveitar a melhor temporada do Brasil para descansar, aproveitar dias de sol e pegar aquela cor antes de recomeçar a rotina de trabalho.

 

Muitas vezes, a empolgação das férias pode levar a gastos impulsivos, comprometendo o orçamento e adiando objetivos importantes. Por isso, a organização financeira é essencial para equilibrar diversão e responsabilidade. Ter um plano sólido e reservar um valor mensal para objetivos específicos faz toda a diferença. Afinal, construir um futuro dos sonhos não acontece do dia para a noite, mas com pequenas atitudes que, somadas, geram grandes resultados.

 

E quando o assunto é planejamento financeiro, contar com soluções inteligentes pode ser um diferencial. Os Títulos de Capitalização da Brasilcap são uma excelente opção para quem deseja ter um novo começo com mais disciplina financeira e, ao mesmo tempo, a chance de realizar seus sonhos mais rapidamente. Além de acumular dinheiro de forma estruturada, você ainda participa de sorteios que podem antecipar a realização dos seus planos.

 

Imagine só: enquanto você guarda dinheiro para aquela viagem em família ou, quem sabe, aproveitar um Carnaval incrível num dos roteiros mais atrativos do país, ainda tem a possibilidade de ser premiado e antecipar o embarque rumo ao destino dos sonhos. É a combinação perfeita entre segurança financeira e diversão sem sentimento de culpa.

 

Talvez você tenha dúvida sobre o que é Capitalização. Nós viemos ajudá-lo a dar o primeiro passo rumo às férias desejadas ou qualquer outro projeto que exija maturidade para esperar o momento certo de agir. Preventivamente, essa atitude não dá margem de erros para cair na armadilha de gastar o que você não tem.

 

Só esclarecendo: um Título de Capitalização é um produto que permite guardar dinheiro de forma programada, enquanto você concorre a prêmios em sorteios. Ao fazer um título da Brasilcap, como o Ourocap, você tem a chance de ganhar prêmios que podem chegar a até R$ 25 milhões durante a vigência do plano. Além disso, após o período de capitalização, você resgata 100% do valor pago, com correção pela TR (Taxa Referencial).

 

Portanto, neste verão, aproveite o momento para sonhar, planejar, agir e começar sem medo do futuro. Transformar desejos em realidade é possível quando há estratégia e disciplina. E com a Brasilcap, essa jornada pode ser ainda mais leve e surpreendente. Que tal começar agora a fazer tudo diferente, mas com os pés no chão e a mente focada na sua segurança financeira?

 

Seu futuro vai lhe agradecer por essa escolha inteligente. Boa viagem!

 

 

 

DIA MUNDIAL DA MAMOGRAFIA: EXAME DE PREVENÇÃO SALVA VIDAS

 

Poucas pessoas gostam de ir ao médico, mesmo que seja para fazer um simples check-up. A ideia de fazer exames preventivos, ver se está tudo bem, é um gatilho para a ansiedade e medo. Mas os exames são essenciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida, porque permitem a identificação precoce de doenças, aumentando as chances de tratamento eficaz e cura. Além disso, ajudam a monitorar fatores de risco, possibilitando a adoção de hábitos mais saudáveis e complicações futuras.

 

A mamografia — uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios-x — consegue identificar alterações suspeitas de lesões nos estágios iniciais. O Dia Mundial da Mamografia, comemorado sempre em 5 de fevereiro, foi uma data instituída pela Lei n.º 11.695/2008, justamente para conscientizar a população sobre a importância do exame para identificar quaisquer sinais do câncer de mama. Quanto mais cedo, maiores as chances de cura.

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) fez sua última projeção no ano passado, apontando que o Brasil registrou 73.610 novos casos de câncer de mama. Isso representou um risco de 66,54 casos por cada 100 mil mulheres brasileiras. Embora o Ministério da Saúde assegure que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por hábitos de vida mais saudáveis, o câncer de mama continua sendo o tipo mais comum em mulheres no Brasil, seguido do câncer de pele. Segundo o INCA, a incidência da doença aumenta progressivamente com a idade, sobretudo após os 50 anos.

 

A recomendação do Ministério da Saúde — assim como a da Organização Mundial da Saúde — é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos, para identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

 

As mulheres também precisam se preocupar com o autocuidado, observando suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso: no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Essa atitude incentiva a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Além, é claro, de manter atualizada a consulta com um médico especializado em mastologia.

 

O câncer de mama é uma doença iniciada pela multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

 

É fundamental que as mulheres estejam atentas aos fatores de risco para o câncer de mama, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool. Além disso, é importante seguir as recomendações médicas quanto à periodicidade da mamografia e realizar consultas regulares com profissionais de saúde.

 

Pensando na conscientização feminina sobre exames periódicos contra o câncer de mama, a Companhia Brasilcap inclui no propósito da agenda de ASG (Ambiental, Social e Governança) ações efetivas de Responsabilidade Social que apoia instituições públicas de saúde, a exemplo do Hospital Angelina Caron, um centro médico de referência no Sul do país, localizado na cidade de Campina Grande do Sul (Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná). Em 2019, um dos marcos do setor de Investimento Social do HAC foi a aquisição de um mamógrafo digital, adquirido com apoio financeiro da Brasilcap.

 

O equipamento realiza em média 3.500 atendimentos anuais, beneficiando mulheres a partir dos 19 anos e reduzindo a lacuna existente entre a saúde pública e privada no país desde 2016. O exame reduz o tempo de espera, que historicamente, há mais de seis anos, já passa de 21 mil atendimentos. Somente de janeiro a dezembro de 2024, o HAC realizou 3.575 exames de mama em mulheres de 19 a 49 anos (31%); de 50 a 59 (34%) e de 60 anos a mais (35%).

 

A Brasilcap incentiva as campanhas de prevenção ao câncer de mama e compartilha com seus colaboradores, ações de incentivo à adoção de hábitos saudáveis e uma mudança na qualidade de vida. Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e grãos integrais, além de evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, pode reduzir os riscos da doença. A prática regular de atividade física é essencial, porque reflete na manutenção do peso corporal adequado, considerado pelos especialistas como um fator importante na prevenção.

 

Mulheres, sua saúde é sua prioridade! No Dia Mundial da Mamografia, lembre-se: a prevenção salva vidas. Reserve um tempo para você, cuide-se e faça seus exames regularmente. O diagnóstico precoce é a chave para uma vida plena e saudável.

 

 

 

FEVEREIRO ROXO E LARANJA

O mês mais curto do ano chegou e com ele um lembrete importante para tirar o medo de falar sobre doenças raras. A Campanha Fevereiro Roxo e Laranja tem esse objetivo: conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce de Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia, enfermidades ainda consideradas pela medicina como incuráveis.

 

  

A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014 por médicos de Uberlândia, Minas Gerais, para conscientizar sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a campanha Fevereiro Laranja foi iniciada a partir do Projeto de Lei nº 17.207 da Assembleia Legislativa de São Paulo, aprovado em 2019, para tratar da importância do diagnóstico prematuro da Leucemia e incentivar a doação de medula óssea.

 

  

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que entre 150 mil e 300 mil pessoas tenham Lúpus no país. A doença é autoimune, inflamatória e crônica, que afeta vários órgãos e tecidos, além de ser a que mais leva pacientes à internação hospitalar, com sintomas como febre, fraqueza, dor nas juntas, manchas na pele, entre outros. A SBR ainda destaca a informação sobre a doença afetar muito mais mulheres na faixa etária entre os 20 e 45 anos.

 

 

O Relatório Nacional sobre a Demência estima que 1,2 milhão de brasileiros tenha Alzheimer, algo em torno de 8,5% da população com 60 anos ou mais. Até 2050, a projeção é que 5,6 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no país. A causa da doença é desconhecida. Já a respeito da Fibromialgia — que é crônica e se caracteriza por dor muscular generalizada e persistente —, a SBR calcula que afeta entre 2% e 12% da população adulta brasileira, correspondendo a cerca de 5 milhões de pessoas. A doença é também mais comum em mulheres entre 30 e 55 anos, porém, crianças, adolescentes e idosos podem ter a enfermidade.

 

 

 

A Campanha Fevereiro Laranja trata, exclusivamente, da Leucemia, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o 9º câncer mais comum entre homens e o 11º entre mulheres. A doença começa pelo acúmulo de células malignas na medula óssea, onde são produzidas as células sanguíneas. O INCA calculou que, somente no ano passado, o Brasil já estaria com cerca de 11 mil novos casos de Leucemia.

 

  

O diagnóstico precoce é essencial para garantir um tratamento mais eficaz e uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Muitas dessas doenças podem ter sintomas iniciais inespecíficos, dificultando a identificação rápida. No entanto, quanto mais cedo a condição for diagnosticada, maiores são as chances de controle dos sintomas, retardando a progressão da doença e evitando complicações graves. A conscientização sobre os sinais e sintomas, aliada à busca por atendimento médico especializado, é fundamental para garantir um diagnóstico inicial e um acompanhamento adequado.

 

A Campanha Fevereiro Roxo e Laranja tem um papel fundamental na disseminação de informações sobre essas doenças e na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico prematuro, além de incentivar as pessoas a conhecerem melhor essas doenças, prestarem atenção aos sintomas e procurarem ajuda médica caso percebam algo incomum. É importante combater a desinformação e incentivar a adoção de hábitos saudáveis que podem contribuir para a qualidade de vida dos pacientes.

 

Qualquer pessoa pode participar e incentivar a Campanha Fevereiro Roxo e Laranja de diferentes formas. Compartilhar informações corretas nas redes sociais, incentivar amigos e familiares a realizarem exames de rotina e apoiar instituições que atuam na causa são algumas das maneiras de contribuir. Profissionais de saúde podem promover palestras e ações de conscientização, enquanto empresas e escolas podem criar eventos educativos sobre o tema.

 

Pequenos gestos, como usar as cores da campanha ou falar sobre o assunto em grupos de convivência, ajudam a ampliar a conscientização e a dar mais visibilidade à importância do diagnóstico precoce dessas doenças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA NACIONAL DA SAUDADE: CELEBRANDO OS BONS MOMENTOS

O poeta Mário Quintana tinha razão: “A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo”. E quantas coisas deixamos no meio do caminho! De repente, tudo vira passado e sentimos o coração apertado somente com a lembrança de não haver mais tempo para recuperá-las.

 

É uma incógnita quem idealizou que 30 de janeiro seria o Dia Nacional da Saudade. Porém, o plano viralizou como motivo de celebração da palavra “saudade”, cuja origem vem do latim soltatem (que significa solidão). No português original, saudade se tornou um substantivo abstrato que envolve sentimentos como lembranças, tristeza, melancolia, nostalgia, ausência, amor, alegria… enfim, trata-se de uma das palavras que mais influenciam poetas, escritores, cantores, músicos e os eternos românticos.

 

A saudade, para muitos, é um sentimento que conecta o presente ao passado, relembrando pessoas, lugares e situações que deixaram marcas profundas. Embora possa ser doloroso, ela também é uma forma de manter viva a essência do que foi significativo em nossas vidas. Essa emoção é um lembrete do amor e da importância das relações e experiências que moldam quem somos. Compreender a saudade é aceitarmos que ela faz parte da condição humana e nos ajuda a significarmos a nossa própria história.

 

Para lidarmos com a saudade de forma saudável, é preciso acolher esse sentimento sem deixarmos que domine completamente a nossa razão. Atitudes como escrever cartas, um diário, uma poesia, conversar com pessoas próximas ou até mesmo revisitar memórias por meio de fotos e objetos podem ajudar a canalizar a nostalgia positivamente.

 

Em vez de evitarmos a saudade, o importante é transformá-la em uma força motivadora que pode trazer insights sobre o que valorizamos e o que realmente nos faz felizes. Assim, a saudade pode ser um impulso para buscarmos novas experiências e nutrirmos conexões atuais.

 

Uma dessas experiências é podermos viajar para reencontrar familiares, parentes, amigos ou o verdadeiro amor. Se é pra ser feliz — matando a saudade de alguém muito querido — não importa a distância e o tempo. Para realizarmos a viagem dos nossos sonhos, nada melhor do que o bom e infalível planejamento financeiro. E uma dica é adquirirmos títulos de capitalização, um meio de guardarmos dinheiro de forma programada e, ao mesmo tempo, concorrermos a diversos prêmios.

 

Um dos produtos de maior sucesso da Brasilcap é o Ourocap, um título de capitalização que ajuda a realizar objetivos planejados. O cliente paga o título mensalmente ou de uma única vez e, ao final da vigência dele, recebe de volta 100% do valor pago, corrigido pela Taxa Referencial (TR).

 

Em resumo: a saudade pode ser uma fonte de força emocional, desde que seja encarada como uma celebração do que nos enriquece e não como um peso que nos impede de avançar.