OUROCAP: 30 ANOS REALIZANDO SONHOS E TRANSFORMANDO VIDAS

O sonho de ser milionário habita o imaginário popular brasileiro como um símbolo de conquista, liberdade e superação. Está presente nas conversas de bar, nos bilhetes de loteria, nos planos traçados à meia-noite entre casais e nos “e se” que movimentam a esperança coletiva.

 

Para grande parte da população, atingir o primeiro milhão representa mais do que riqueza: é a chance de mudar de vida, garantir o futuro da família, sair das dívidas, viajar o mundo ou simplesmente viver com dignidade.

 

A Brasilcap valoriza esse sonho coletivo e profundamente enraizado no imaginário popular brasileiro. A Companhia entende que sonhar é um direito; e realizar, uma missão. Há 30 anos, ela oferece caminhos para que esse desejo se torne uma realidade. Desde 1995, o Ourocap — seu principal produto — tem sido, há três décadas, sinônimo de confiança e transformação, oferecendo soluções financeiras que aliam disciplina e a chance de prêmios significativos.

 

Em 2024, a Brasilcap distribuiu mais de R$ 60 milhões em prêmios, contemplando milhares de brasileiros. Um dos destaques foi o sorteio especial que premiou dois novos milionários: uma cliente de Brasília, com R$ 1,5 milhão, e um morador de João Pessoa, com R$ 1 milhão.

 

O Ourocap é comercializado em duas modalidades: para pessoas físicas (com Pagamento Mensal (PM), Pagamento Único (PU) e Pagamento Periódico (PP) e para empresas (PU e PP), adaptando-se às diversas necessidades dos clientes. Além de promover o hábito de ter mais disciplina financeira, os títulos oferecem sorteios com prêmios que podem chegar a R$ 25 milhões, o maior valor já oferecido na capitalização brasileira.

 

A cada ano, a Brasilcap usa e abusa da criatividade para celebrar o sucesso de mercado do Ourocap. No ano passado, conquistou seus clientes com uma campanha publicitária inspirada em um meme popular: “Quando eu ganhar no Ourocap, não direi nada, mas haverá sinais” que alcançou mais de 200 milhões de impressões. A estratégia deu certo e aumentou ainda mais a projeção do produto em todo o país.

 

A estratégia de impulsionar ainda mais as vendas levou a equipe do Banco do Brasil a participar de treinamento especializado. O produto também integrou a campanha TopSeg, da BB Seguros, reconhecendo e premiando colaboradores que atingiram metas estabelecidas. Uma inovação foi a implantação da reaplicação automática para o Ourocap PU 24 Varejo, permitindo que clientes com títulos em fim de vigência contratassem automaticamente um novo título com o valor do resgate.

 

A celebração nacional pelos 30 anos do Ourocap já começou. O produto é o grande protagonista da nova campanha publicitária que embala o Brasil neste mês de maio. Prepare o coração e o samba no pé com o cantor Xande de Pilar.

 

A mensagem da Brasilcap ressalta a importância nacional do Ourocap como um dos principais instrumentos de realização financeira no país. O produto já transformou a vida de milhões de pessoas ao unir sorteios atrativos com disciplina de planejamento. A proposta é mostrar o quão importante é a credibilidade do Ourocap e sua habilidade de ajudar os clientes a conquistarem sonhos assertivamente.

 

Em comemoração a essa longevidade, a Brasilcap está a cada dia inovando e oferecendo mais vantagens aos seus clientes, oferecendo soluções acessíveis e recompensadoras. Com um pagamento único de R$ 3 mil, o cliente concorre automaticamente a 1.500 prêmios instantâneos de R$ 3 mil, cinco prêmios mensais de R$ 30 mil e, no sorteio especial marcado para 27 de dezembro de 2025, o título pode ser um dos 30 contemplados com o valor de R$ 1 milhão.

 

É a chance de realizar planos de vida e ainda contar com a confiança de um Título de Capitalização estável e seguro. Basta olhar para trás e analisar a linha do tempo a partir do seu lançamento em 1995. O Ourocap já distribuiu mais de R$ 2,4 bilhões em prêmios até março de 2025, beneficiando quase 800 mil títulos nesse período.

 

Muito mais que uma capitalização, o Ourocap é uma história de confiança, que atravessa gerações, transforma futuros e continua inovando para premiar quem acredita. Até porque, basta acreditar, comprar e realizar. A sua hora vai chegar!

 

 

 

 

1º DE MAIO: CELEBRANDO QUEM MOVE O MUNDO E AS EMPRESAS

Tem data mais simbólica do que 1º de maio para lembrar quem realmente faz a engrenagem girar? O Dia do Trabalhador não é só um feriado: é uma conquista histórica. É a oportunidade de reconhecer o valor de quem dedica tempo, esforço e talento para construir um mundo melhor. O pastor batista e ativista dos direitos civis americanos, Martin Luther King escreveu: “Trabalho e paz são a melhor combinação”. Ele tinha toda razão. Hoje é um dia de paz universal para todos os trabalhadores.

 

Essa data tem origem na histórica greve de 1886 em Chicago, nos Estados Unidos, quando milhares de operários — organizados por sindicatos — paralisaram fábricas e tomaram as ruas exigindo a redução da jornada para 8 horas diárias. A mobilização foi brutalmente reprimida. Em homenagem à luta desses trabalhadores, diversos países passaram a adotar o 1º de maio como símbolo da resistência operária.

 

No Brasil, a data foi oficializada como feriado nacional em 1925, por decreto do então presidente Arthur Bernardes. Ele transformou o 1º de maio em um marco anual de reconhecimento aos direitos trabalhistas. Neste ano de 2025, o país celebra o centenário dessa instituição oficial, reforçando a importância histórica, social e econômica da classe trabalhadora como força do desenvolvimento nacional.

 

Mas, vamos combinar? Todo dia deveria ser do trabalhador. Afinal, são essas pessoas que acordam cedo, enfrentam desafios e entregam resultados que sustentam não só suas famílias, mas a economia inteira. O 1º de maio é mais que uma pausa merecida: é um lembrete de que dignidade, direitos e reconhecimento ainda são lutas diárias.

 

Seja em fábricas, escritórios, hospitais, escolas, comércios ou no campo, o trabalhador é o motor da transformação. E quando falamos de empresas, um ponto precisa ficar muito claro: o maior ativo de qualquer organização não está nas máquinas, nem nos balanços financeiros. Está nas pessoas. O capital humano é — sem sombra de dúvida — o fator que define o sucesso ou o fracasso de uma corporação.

 

Dedicação e sinergia são um dos maiores ativos de uma empresa.

 

Empresas que entendem isso saem na frente. Investem em gente. Valorizam talentos. Criam ambientes de crescimento e inovação. E mais: constroem legados. Não é à toa que tantas empresas resistem ao tempo, porque apostam em seus colaboradores como protagonistas da própria história.

 

Um bom exemplo disso está na Brasilcap: líder brasileira no mercado de capitalização. A companhia foi fundada em julho de 1995, fruto de uma visão pioneira: oferecer soluções financeiras acessíveis que unissem planejamento e oportunidade. De lá pra cá, muita coisa mudou no cenário econômico do país, mas uma coisa permaneceu firme: a confiança no poder das pessoas.

 

Os colaboradores da Brasilcap não são apenas parte da engrenagem: são a essência da companhia. São eles que dão vida às estratégias, que respondem aos desafios do mercado, que pensam soluções e constroem relações de confiança com parceiros e clientes.

 

Ao longo de quase 30 anos, a Brasilcap tem construído uma trajetória marcada pela transformação de vidas. Esse impacto só é possível graças à dedicação incansável de seus 217 colaboradores. Cada profissional é parte fundamental dessa história de sucesso, considerado o principal ativo da companhia. A força dessa equipe está na diversidade: são 103 mulheres e 114 homens que, juntos, impulsionam uma cultura interna baseada no engajamento, na criatividade e na inovação.

 

Com coragem para agir e compromisso com a mudança, a Brasilcap vem reafirmando seu propósito de ser agente de transformação social. Desde 2022, a diversidade está entre os valores que norteiam sua atuação. A empresa tem se posicionado firmemente contra qualquer forma de discriminação e busca, ativamente, ampliar a representatividade de mulheres e pessoas negras em posições de liderança.

 

Em 2024, deu um passo histórico ao aderir ao Pacto de Promoção da Igualdade Racial, assumindo o compromisso de promover ações afirmativas e medir seus avanços por meio do Índice ASG de Equidade Racial (IEER). Essa é a Brasilcap: ética na essência, inclusiva na prática e determinada a construir um amanhã mais justo para todos.

 

Neste Dia do Trabalhador, a Brasilcap celebra com orgulho a dedicação de cada colaborador. Todos representam a força, o talento e a alma que move a empresa em seu propósito de transformar a vida dos brasileiros.

EDUCAÇÃO: A CHAVE QUE ABRE TODOS OS CAMINHOS

 

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Assim falou Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nóbel da Paz em 1993. Mandela tornou-se um símbolo global de justiça a partir de sua luta contra o apartheid na década de 90. Mesmo após nove anos de sua morte, suas palavras ecoam como um conselho universal. Principalmente hoje: Dia Internacional da Educação.

 

A data nasceu de um pacto global por um mundo mais justo. Marcou o encerramento do Fórum Mundial de Educação, realizado em 2000, em Dakar, no Senegal. Na ocasião, líderes de 164 países, incluindo o Brasil, assinaram a Declaração de Dakar, assumindo compromissos concretos com a universalização do acesso à educação básica e secundária até 2030. Um marco internacional que não apenas reconhece a educação como um direito, mas a coloca no centro das estratégias para o desenvolvimento sustentável.

 

Mais do que um direito, a educação é um processo vivo, em constante construção. No mundo atual, em que as mudanças ambientais, sociais e tecnológicas — principalmente pós-Inteligência Artificial — tudo ocorre numa rapidez inédita. Nesse contexto, é importante refletirmos sobre a educação continuada e a capacidade de adaptação, que se tornaram competências fundamentais. Aprender ao longo da vida, em diferentes contextos e formatos, é hoje o que garante a autonomia e o protagonismo das pessoas diante de desafios mais complexos da sociedade.

 

Apesar dos avanços históricos na educação brasileira, o país ainda enfrenta um desafio profundo: até 2024, cerca de 11,4 milhões de pessoas com mais de 15 anos não sabiam ler nem escrever — representando 7% da população, segundo o Censo 2022.

 

Embora a taxa de analfabetismo tenha caído drasticamente desde 1940, quando era de 56%, os dados atuais revelam que a alfabetização universal continua longe de se concretizar. O problema afeta majoritariamente pessoas acima de 55 anos, mas também atinge quase 500 mil jovens de até 24 anos, escancarando a urgência de políticas públicas mais eficazes e contínuas para garantir o direito básico à educação para todos os brasileiros.

 

Dedicação e força de vontade: segredos do sucesso na vida.

 

Alinhada a essa visão contemporânea de que a formação das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos é uma prioridade universal, a Brasilcap incorporou, em 2024, a educação como um dos pilares estratégicos de sua atuação social. Com ações voltadas à educação financeira e à conscientização socioambiental, a Companhia reforçou seu compromisso com a formação de uma sociedade mais informada e preparada para lidar com escolhas que impactam suas vidas e o planeta. Acreditar no poder da educação é, para a empresa, investir em um Brasil mais equilibrado, sustentável e justo.

 

Em 2024, a empresa ampliou sua trilha de educação ASG com a inclusão de um módulo dedicado ao meio ambiente. O conteúdo abrange prevenção à poluição, adaptação às mudanças climáticas e uso de recursos sustentáveis. A iniciativa reforça o compromisso com práticas responsáveis. Educação ambiental virou prioridade estratégica.

 

Dentro das ações do Dia do Meio Ambiente, a Brasilcap apoiou o projeto Vamos Ler – Geração Digital, que produziu quatro vídeos sobre sustentabilidade para mais de 10 mil alunos em 132 escolas públicas e 5 particulares do Paraná. Foram abordados temas como desigualdade social, Fake News sobre mudanças climáticas e descarte de resíduos. O projeto envolveu 314 turmas em 14 municípios, com atividades presenciais, professores, pais e a comunidade. A iniciativa reforça o compromisso da Brasilcap com a inovação e a educação crítica.

 

Outro marco desse compromisso foi a capacitação de mais de 800 jovens em educação financeira, por meio de iniciativas como a plataforma Educap, além de visitas a instituições como Capacitrans e Instituto Futuro Bom. A Educap foi lançada em maio de 2024. Trata-se de uma plataforma digital que aborda temas como planejamento financeiro, controle de gastos e estratégias de poupança de forma lúdica e gamificada, com foco no público jovem.

 

Reconhecida durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a plataforma foi apresentada como um dos cases da empresa no Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização, conquistando o terceiro lugar na categoria Destaque Especial Capitalização.

 

Celebrar o Dia da Educação é para a Brasilcap o compromisso com uma educação que integra as inovações, preparando pessoas conscientes e qualificadas aos desafios do século XXI. Ao investir em iniciativas que combinam tecnologia, IA e desenvolvimento humano, a empresa contribui para a construção de um Brasil mais equilibrado, sustentável e com um futuro promissor. Afinal, educar é mais do que ensinar: é empoderar para transformar vidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

55 ANOS DO DIA DA TERRA: NOSSO PODER, NOSSO PLANETA

O Dia da Terra — celebrado hoje, 22 de abril — nasceu de um grito coletivo por mudanças. Criado em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, na época, marcou a mobilização de 20 milhões de pessoas contra a poluição ambiental, todos inspirados pelo movimento estudantil anti-guerra. Alarmado com os danos ambientais visíveis, Nelson propôs “aulas de conscientização” nos campi universitários, o que rapidamente se transformou em uma onda global de engajamento ambiental.

 

A iniciativa ganhou força ao longo das décadas e, desde 1990, é celebrada mundialmente, sempre despertando reflexões que incentivam a preservação da vida e a redução dos impactos negativos no planeta. Em 2025, o Dia da Terra celebra seu 55º aniversário com o tema “Nosso Poder, Nosso Planeta”, um chamado global para triplicar a geração de energia renovável até 2030.

 

O objetivo tem urgência: substituir os combustíveis fósseis por fontes limpas como solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica e das marés, visando combater a crise climática, preservar a biodiversidade e promover justiça energética. A Earth Day Network convoca cidadãos, empresas e governos a unirem esforços para acelerar essa transição para uma economia de baixo carbono, enfatizando que a ação coletiva é essencial para garantir um futuro sustentável para todos.

 

Nesse cenário, empresas com visão de futuro assumem seu papel como agentes de transformação. A Brasilcap, empresa da BB Seguridade, é exemplo de como o setor financeiro pode (e deve) contribuir com o desenvolvimento sustentável. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU desde 2022, comprometendo-se com os dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção — além de atuar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Com uma cultura corporativa voltada para a responsabilidade socioambiental, a Brasilcap não limita sua atuação ao discurso. A empresa implementa práticas conectadas aos aspectos ASG em sua estratégia, estimulando projetos de impacto positivo, apoiando causas ambientais e promovendo a conscientização sobre as temáticas de sustentabilidade entre colaboradores, parceiros e clientes. Na Brasilcap, a Sustentabilidade é parte do negócio.

 

Vida longa ao planeta terra

 

Internamente, a Brasilcap publica anualmente seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e compensa via créditos de carbono com certificado internacional, além de disseminar o conhecimento sobre a crise climática por meio de ações de sensibilização.  Externamente, mantém parcerias com instituições sociais que impactam comunidades em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão, educação e cuidado com o meio ambiente. É a soma do micro com o macro, do individual com o coletivo — como propõe o próprio espírito do Dia da Terra.

 

Ao integrar os princípios do Pacto Global e promover os ODS, a Brasilcap atua especialmente nas metas ligadas ao meio ambiente: ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e tudo é feito com transparência, reafirmando o compromisso de ser uma companhia financeiramente sólida, socialmente justa e ambientalmente responsável.

 

Através de suas ações efetivas, a empresa reforça a mensagem de que a responsabilidade ambiental do planeta é um dever de todos e um pilar fundamental para a construção de um futuro sustentável para as próximas gerações. A celebração do Dia da Terra, portanto, serve como um lembrete constante da urgência e da importância de integrar a sustentabilidade em todas as esferas da vida, incluindo o mundo corporativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUARDAR DINHEIRO NÃO É MAGIA. É MÉTODO E UMA CERTA TEIMOSIA

Guardar dinheiro é uma arte — mas não é uma daquelas artes abstratas que ninguém entende. É uma prática concreta, baseada em método, disciplina e, sejamos sinceros, uma pitada de teimosia. Teimosia em dizer “não” ao impulso, “sim” à organização e “vamos com calma” ao consumo imediato.

 

A Brasilcap, companhia de referência em capitalização no país, entendeu há tempos que não precisa de fórmulas mágicas, mas de ferramentas acessíveis, simples e eficientes. Por isso, criou uma solução que une o útil ao desejável: o título de capitalização. Com ele, é possível guardar dinheiro para realizar sonhos concretos: aquela viagem internacional, a reforma da casa ou mesmo o primeiro passo para um negócio próprio. Tudo isso com um plano que cabe no bolso e estimula o hábito com consistência.

 

A beleza do título de capitalização da Brasilcap está justamente na inteligência por trás da proposta. Ele transforma o ato de guardar dinheiro em algo mais motivador. Afinal, enquanto você constrói sua reserva financeira, ainda concorre a prêmios em dinheiro que podem acelerar seus objetivos ou bancar aquele “plano B” que você nem sabia que precisava.

 

Os benefícios não param por aí. Manter um título de capitalização ativo pode facilitar o acesso a taxas de juros mais baixas em instituições financeiras, já que você demonstra comprometimento com o planejamento e a organização financeira. É como se o mercado dissesse: “Essa pessoa sabe o que está fazendo — vamos facilitar”. Um reconhecimento merecido por sua teimosia em seguir o método.

 

Com a Brasilcap, você transforma o hábito de guardar dinheiro em estratégia de vida. E não é só questão de sorte: é escolha, persistência e um plano bem executado. Porque sonhar grande é ótimo. Mas realizar com método é ainda melhor.

 

Sonhos, planejamento, disciplina = realizações.

 

Os títulos de capitalização da Brasilcap são uma alternativa versátil para quem deseja economizar com disciplina e, de quebra, concorrer a prêmios em dinheiro. O Ourocap, por exemplo, é o carro-chefe da empresa, com diversas modalidades adaptadas ao perfil do cliente, seja ele conservador, sonhador ou focado em um objetivo específico. O diferencial está na possibilidade de resgatar parte ou todo o valor investido ao final do prazo, enquanto participa de sorteios mensais que podem render boas surpresas.

 

O Cap Fiador, por sua vez, é uma solução prática voltada para quem precisa alugar um imóvel, mas não quer depender de fiador ou seguro-fiança. Ele serve como garantia locatícia e ainda mantém as vantagens da capitalização: participação em sorteios e possibilidade de resgate. Já o Bem da Sorte e o Doadin foram criados com foco na solidariedade. Parte do valor pago é destinada a instituições sociais ou causas específicas. No caso do Doadin, inclusive, a ideia é aproximar o cliente de ações do bem de forma prática.

 

As opções mais voltadas ao público digital e jovem incluem o Sortudin, uma proposta mais descontraída que oferece sorteios semanais de prêmios em dinheiro com baixo valor de entrada. Essas modalidades têm se destacado entre os usuários que preferem soluções rápidas, simples e com apelo lúdico.

 

Em tempos de incerteza, os títulos de capitalização da Brasilcap mostram ser possível unir disciplina financeira com a emoção de ganhar. Mais do que guardar dinheiro, é sobre transformar o hábito de economizar em uma oportunidade real de conquistar sonhos — com uma boa dose de surpresa no caminho.

 

 

 

 

 

 

AUTOCONTROLE: FAÇA SEU DINHEIRO TRABALHAR POR VOCÊ

A persistente alta de inadimplência no Brasil, que somou 73,51 milhões de consumidores em dezembro de 2024, evidencia um problema estrutural: a ausência de uma cultura sólida de planejamento financeiro entre os brasileiros.

 

A situação pode piorar. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que, a partir de março de 2025, o endividamento aumentará, encerrando o ano com 77,5% das famílias endividadas e 29,8% inadimplentes. Essa tendência é atribuída à necessidade crescente de recorrer ao crédito para consumo, aliada à manutenção de juros elevados, o que pode tornar a gestão financeira dos consumidores um desafio ainda maior.

 

Essa lacuna na vida dos brasileiros endividados tem raízes históricas e educacionais. A maioria da população nunca teve acesso à educação financeira formal, seja na escola, em casa ou no ambiente de trabalho. O resultado é um círculo vicioso de endividamento e renegociação que compromete o equilíbrio econômico das famílias.

 

Para as gerações Y e Z — que enfrentam desafios financeiros significativos — a educação financeira é essencial. Dados do Serasa revelam que, em janeiro de 2025, 34% dos inadimplentes tinham entre 26 e 40 anos, enquanto 11,8% estavam na faixa de 18 a 25 anos.

 

Sabemos que para cada pessoa, há uma regra pessoal de como lidar com o dinheiro. Mas, educação financeira é o caminho para transformar sonhos em realidade. Afinal, quem não deseja ter controle sobre o próprio dinheiro e fazer escolhas que realmente importam?

 

 

Poupar cedo para realizar sonhos.

 

A Brasilcap, integrante da holding BB Seguridade, está há três décadas ajudando brasileiros a conquistarem essa autonomia financeira por meio de seus títulos de capitalização. A Companhia acredita firmemente que mudar a relação com o dinheiro começa cedo — e quanto mais cedo, melhor. Por isso, aposta na educação financeira como ferramenta de transformação social.

 

Com o projeto Educap, a empresa investe na formação de uma geração mais consciente, autônoma e preparada para lidar com o dinheiro de forma inteligente. A iniciativa oferece uma plataforma voltada para adolescentes em situação de vulnerabilidade, com foco em desenvolver desde cedo a capacidade de poupar e planejar o futuro. O Educap atua diretamente com projetos sociais como o Instituto Futuro Bom e capacita professores para tratar do tema em sala de aula, aproximando o conhecimento da realidade dos jovens.

 

Mais do que ensinar a economizar, o Educap quer formar sonhadores com os pés no chão e metas possíveis no horizonte. A metodologia prática e acessível da plataforma estimula adolescentes a reconhecer o valor do dinheiro e a importância de escolhas conscientes.

 

A Brasilcap oferece ainda diferentes modalidades de títulos de capitalização. Todas adaptáveis a diversos perfis e objetivos. O Ourocap, carro-chefe da Brasilcap, celebra 30 anos de existência. Mais do que um simples título de capitalização, ele é uma ferramenta que alia disciplina financeira à possibilidade de concorrer a prêmios. Ao adquirir um Ourocap, você poupa de forma programada e ainda participa de sorteios que podem impulsionar seus projetos de vida.

 

Nesse contexto, os títulos de capitalização da Brasilcap surgem como aliados na construção de uma relação saudável com o dinheiro, incentivando a disciplina e o hábito de acreditar que o dinheiro pode trabalhar por você, quando devidamente aplicado em algo que dá retorno. Ao escolher um título de capitalização, é possível estabelecer metas financeiras claras e alcançáveis. Com aportes periódicos, você cria uma reserva financeira ao mesmo tempo, em que concorre a prêmios que podem acelerar a realização dos seus objetivos. É uma forma inteligente e segura de alinhar seus planos com uma gestão financeira responsável.

 

Os tempos mudaram e exigem também mudanças de comportamento. Assuma o controle do seu futuro financeiro e conte com o apoio da Brasilcap. Com os nossos títulos de capitalização, você define as regras do seu jogo, poupa com disciplina e ainda tem a chance de ser premiado. É hora de fazer do seu dinheiro um aliado na realização dos seus sonhos.

 

 

BRASILCAP REFORÇA A INCLUSÃO NO DIA MUNDIAL DO AUTISMO

Ser diferente por ser autista é viver num mundo com filtros próprios: onde cada detalhe importa mais, cada som fala alto, e cada gesto tem um peso que os outros nem percebem. Perceber é a grande diferença e o que faz com que todos nós sejamos iguais.

 

Hoje é um dia especial e de reflexão.

 

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado neste 2 de abril — data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 — visando chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater o preconceito e promover a inclusão. A escolha da ONU foi estratégica: garantir visibilidade internacional para uma condição que afeta milhões de pessoas, mas que, por muito tempo, foi negligenciada pelas políticas públicas e estigmatizada pela sociedade.

 

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 em cada 100 crianças no mundo é diagnosticada com autismo. No entanto, dados mais recentes de países com sistemas avançados de vigilância, como os Estados Unidos, apontam uma prevalência ainda maior: o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) divulgou, em 2023, que 1 a cada 36 crianças norte-americanas está no espectro autista. O aumento expressivo ao longo dos anos se deve, em parte, à maior conscientização, ampliação dos critérios diagnósticos e melhoria no acesso à saúde.

 

No Brasil, o cenário é desafiador

 

pela escassez de dados oficiais precisos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que cerca de 2 milhões de brasileiros sejam pessoas com TEA, representando aproximadamente 1% da população. A inclusão do autismo no Censo Demográfico de 2020 marcou um avanço importante para a visibilidade e a formulação de políticas públicas voltadas a essa população.

 

Como ainda não havia dados consolidados no Brasil, o IBGE baseou sua estimativa na prevalência registrada nos Estados Unidos, adotando como referência uma proporção internacionalmente reconhecida para calcular o número de pessoas com TEA em território nacional.

 

Ainda assim, a realidade é marcada por desafios. Famílias relatam longas esperas por diagnóstico, falta de profissionais especializados na rede pública e dificuldade de acesso a terapias adequadas. A taxa de subnotificação é alta, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso à saúde especializada é mais limitado. Pesquisas apontam que o diagnóstico no Brasil ainda costuma ocorrer tardiamente, muitas vezes após os 4 ou 5 anos, quando sinais já estavam presentes desde os primeiros anos de vida.

 

Conscientizar é mais do que informar: é criar ambientes que acolham. O 2 de abril é, portanto, uma data simbólica, mas não deve ser o único momento de atenção ao tema. As campanhas precisam ser contínuas, acessíveis e direcionadas a todos os setores: educação, saúde, trabalho e cultura. É fundamental reforçar que o espectro autista é vasto e heterogêneo: cada pessoa tem características únicas, habilidades distintas e necessidades específicas. Tratar com respeito, ouvir, apoiar, incentivar habilidades e adaptar são atitudes urgentes.

 

Todas as crianças, portadoras de TEA, parecem falar sublimemente: ensina-me de várias maneiras, pois assim consigo aprender. Cada criança com autismo tem um jeito único de ver o mundo e de aprender novas coisas. Algumas aprendem melhor ouvindo, outras vendo, mexendo ou sentindo. Por isso, quando usamos diferentes formas de ensinar — com imagens, histórias, músicas, gestos e brincadeiras — ajudamos essas crianças a se sentirem incluídas, respeitadas e capazes de aprender no seu próprio ritmo. O importante é lembrar: o que muda não é a capacidade de aprender, e sim o caminho até o aprendizado.

 

Por fim, a luta das famílias e ativistas por mais inclusão, respeito e investimento em políticas públicas é diária. O avanço depende da união entre poder público, sociedade civil, profissionais e empresas. O azul, cor símbolo da causa, precisa iluminar mais que prédios em abril: deve guiar ações concretas durante o ano inteiro. Porque, quando o assunto é autismo, informação salva, empatia acolhe e inclusão transforma.

 

A Brasilcap está sempre à frente do seu tempo, consolidando seu compromisso com a inclusão social. Entre diversas instituições beneficiadas pela empresa de Capitalização, desde 2022, está o Instituto Futuro Bom, no Rio de Janeiro. O Instituto se destaca pelo atendimento a 950 crianças, incluindo 43 com diagnósticos de autismo. Essa parceria tem sido decisiva para elevar a qualidade dos serviços prestados, permitindo a ampliação do atendimento, a oferta de materiais didáticos de excelência, uniformes adequados e a realização de ações inclusivas.

 

O investimento da Brasilcap nas instituições do Terceiro Setor do Brasil vai além do apoio financeiro: representa um compromisso real com a transformação social e com a construção de um futuro mais justo e acessível para todas as crianças e adolescentes.

 

 

 

 

 

 

BRASILCAP PRESENTE NA CENA TEATRAL DO BRASIL

 

O teatro possui um poder transformador na sociedade ao promover a reflexão e o questionamento de realidades sociais, incentivando mudanças e conscientização. Augusto Boal, renomado dramaturgo brasileiro, afirmou: “O teatro em si não é revolucionário: é um ensaio para a revolução.” Essa perspectiva destaca como o teatro serve de espaço seguro para experimentar e ensaiar transformações sociais, preparando o público para ações no mundo real.

 

O teatro — em sua diversidade global — manifesta-se de diversas formas conforme as culturas. O teatro grego, por exemplo, é considerado o berço do teatro ocidental, surgido no século V a.C., com tragédias e comédias encenadas em anfiteatros ao ar livre.

 

Na Idade Média, o teatro cristão medieval floresceu na Europa com peças litúrgicas nas igrejas, evoluindo para autos e mistérios nas praças públicas. Com o Renascimento, o teatro elisabetano, como o de Shakespeare, trouxe complexidade psicológica e cenários mais elaborados. No século XX, movimentos como o teatro do absurdo, com autores como Beckett e Ionesco, questionaram a lógica da existência. O teatro político, impulsionado por Brecht, usou o palco como ferramenta de crítica social. E mais recentemente, o teatro performático e experimental rompeu com convenções narrativas e espaciais, abrindo-se para múltiplas linguagens cênicas e inclusão de novas vozes.

 

No Dia Mundial do Teatro — celebrado hoje, dia 27 de março — é impossível não reconhecer o poder transformador dessa arte milenar que atravessa séculos e continentes. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI). A proposta foi homenagear o teatro e sua importância cultural, mas, sobretudo, incentivar comunidades teatrais a promover o seu trabalho.

 

O teatro chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses no século XVI, inicialmente como ferramenta de catequese dos indígenas.  Aos poucos, a arte teatral se expandiu para além do campo religioso, ganhando traços populares e seculares. Assim, o teatro tornou-se um importante instrumento de expressão cultural no país.

 

O apoio e o patrocínio das empresas públicas e privadas ao teatro no Brasil sempre foram considerados absolutamente imprescindíveis à sobrevivência das artes cênicas no país. Em um cenário onde os recursos públicos são insuficientes, esse investimento do setor corporativo é o que garante a produção e democratização do acesso à cultura.

 

Um exemplo é o que realiza a Brasilcap, companhia de capitalização da holding BB Seguros, que, desde sua fundação em 1995, reconhece o valor transformador do teatro e destina, de forma contínua, recursos aos espetáculos que se tornam grandes sucessos de público e crítica em todo o território nacional. A Brasilcap demonstra, há quase três décadas, que investir em cultura é também investir no desenvolvimento humano, na educação e na construção de uma sociedade plural e consciente.

 

Em 2024 e 2025, a Brasilcap reafirmou esse compromisso ao patrocinar espetáculos que percorreram diversas cidades brasileiras, encantando plateias e promovendo reflexões sociais. A peça Duetos encantou o público com uma comédia inteligente sobre encontros e desencontros amorosos, trazendo leveza, humor e atuações marcantes. A produção circulou por capitais e cidades do interior, sempre com sessões inclusivas e preços acessíveis.

 

Outro espetáculo de sucesso é Duas Irmãs e um Casamento, que explora com sensibilidade e ironia as relações familiares e os segredos enterrados sob a superfície das convenções sociais. A dramaturgia afiada e as atuações emocionantes atraíram público variado, consolidando a peça como um sucesso de crítica. A Brasilcap também incentiva a peça Avesso do Avesso, a qual desafia a lógica linear da narrativa ao propor um mergulho poético na mente de um artista em crise — espetáculo marcado por inovação cênica e um belíssimo trabalho de iluminação e trilha sonora.

 

A brasilidade também se fez presente com a montagem de O Cravo e a Rosa, releitura moderna da novela homônima escrita por Walcyr Carrasco e que se inspirou na comédia A Megera Domada, de William Shakespeare. Na versão, o clássico ganha novos tons e ritmos, aproximando o romance do público atual sem perder a essência encantadora da história original. Em outra vertente, o espetáculo Território do Amor apostou no teatro documental para abordar afetos em tempos de distanciamento e reconexão, costurando relatos reais com ficção e propondo uma reflexão urgente sobre os vínculos humanos.

 

Celebrar o Dia Mundial do Teatro é reconhecer o papel essencial de empresas que acreditam no poder da arte como ferramenta de transformação social. A Brasilcap não apenas investe em cultura — ela constrói pontes entre artistas e plateias, fomenta a economia criativa e ajuda a manter viva a chama do teatro brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

21 DE MARÇO: O COMBATE AO RACISMO NÃO PODE ESPERAR

 

Uma data para não ser esquecida: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966. A data rememora o trágico Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960, na África do Sul, quando 69 pessoas negras foram mortas e 186 feridas pela polícia durante um protesto pacífico contra as leis do apartheid. Este episódio evidenciou a brutalidade do regime segregacionista sul-africano e impulsionou a luta global contra o racismo.

 

A Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (ICERD), adotada pela ONU em 1965 e ratificada pelo Brasil em 1968, é um dos principais tratados globais de direitos humanos voltados à erradicação do racismo. No cenário internacional, a ICERD estabelece diretrizes para os Estados signatários combaterem a discriminação racial em todas as suas formas, promovendo a igualdade e a dignidade para todos os povos.

 

Para o Brasil — país historicamente marcado pela escravidão e profundas desigualdades raciais — a Convenção tem um papel essencial na construção de políticas públicas e marcos legais contra o racismo, a exemplo da criminalização da discriminação racial e a promoção de ações afirmativas. Além disso, fortalece o compromisso do país com organismos internacionais de direitos humanos, reforçando sua posição no cenário global como nação comprometida com a equidade e a justiça social.

 

Segundo o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira totalizou 203,1 milhões de pessoas. Desse total, aproximadamente 112,7 milhões de indivíduos (55,5%) se declararam negros, englobando as categorias “pretos” e “pardos”. Especificamente, 20,6 milhões de pessoas (10,2%) se identificaram como “pretas”, enquanto 92,1 milhões (45,3%) se autodeclararam “pardas”. Este levantamento destaca uma mudança significativa no perfil étnico-racial do país, com a população parda superando a branca pela primeira vez desde 1991.

 

A igualdade racial é um desafio histórico e contínuo no mundo. Apesar de avanços legislativos e sociais, a população negra ainda enfrenta desigualdades significativas em diversas áreas: educação, saúde, segurança e mercado de trabalho. A promoção da equidade racial é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 10.

 

A ODS 10 busca reduzir as desigualdades dentro e entre os países, promovendo inclusão social, econômica e política para todos. Para alcançar esse objetivo, é fundamental integrar migrantes, eliminar leis, políticas e práticas discriminatórias e garantir oportunidades para as populações mais excluídas. Essas ações fortalecem a equidade e contribuem para uma sociedade mais justa e sustentável.

 

Nesse contexto, a Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros, destaca-se ao assinar, em 2024, o Pacto de Promoção da Igualdade Racial. Essa iniciativa inédita aconteceu em novembro — Mês da Consciência Negra — reforçando as boas práticas e princípios do protocolo de governança ambiental, social e corporativa (ESG), que revelam no dia a dia um grande impacto social para dentro e além do ambiente corporativo.

 

“Ao alinhar suas estratégias corporativas aos princípios da igualdade racial, a Brasilcap contribui ativamente para a transformação social e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, destaca o Gerente Executivo de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucional da Brasilcap, Ernandes Macário.

 

Ernandes Macário disse ainda que a iniciativa reafirma o papel da Companhia como agente de mudança, promovendo ações concretas que impactam positivamente tanto sua cultura organizacional quanto a sociedade brasileira. “Para todos nós que fazemos a Brasilcap, racismo não é opinião, é injustiça. No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, reafirmamos: igualdade não se discute, se pratica!”, convoca o Gerente Executivo de Comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL: O NOSSO FUTURO É AGORA!

O tempo está mudando numa velocidade estratosférica. A ação desordenada do homem contra a natureza e o meio ambiente tem causado consequências inimagináveis. Hoje, Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, é um daqueles momentos necessários à reflexão sobre essa realidade.

 

Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgada recentemente, 2024 foi o ano mais quente no Brasil desde 1961, com a temperatura média anual atingindo 25,02 °C, superando em 0,79 °C a média histórica. Além disso, janeiro de 2025 registrou temperaturas globais 1,75 °C acima dos níveis pré-industriais, sendo o mês mais quente já registrado no planeta. O aquecimento global agrava os períodos de seca, aumentando o risco de estiagens agrícolas e ecológicas. As concentrações de gases de efeito estufa estão em seus níveis mais altos em 2 milhões de anos.

 

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi instituído no Brasil pela Lei n.º 12.533, de 2 de dezembro de 2011, celebrado anualmente em 16 de março. Portanto, essa data procura promover a reflexão e o debate sobre os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de proteger os ecossistemas brasileiros, incentivando escolas e instituições a realizarem eventos e mobilizações relacionadas ao tema.

 

Uma boa notícia é que o Brasil será sede — pela primeira vez — da Conferência do Clima de 2025 (a COP30). O encontro global em Belém, na Amazônia, reunirá, de 10 a 21 de novembro, quase 200 países para discutir as mudanças climáticas. Belém foi escolhida por estar localizada num dos biomas mais importantes para o equilíbrio climático no mundo. A COP30 posiciona o país como um catalisador das discussões sobre questões ambientais em todo o planeta.

 

O evento também é simbólico porque, em 2025, comemoram-se 10 anos do Acordo de Paris: marco no combate ao aquecimento global. Todos os países terão que apresentar novas metas para redução dos gases de efeito estufa (chamadas de NDCs). O mundo está a cinco anos do prazo para cumprir a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Nesse contexto, empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável desempenham um papel importante na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A Brasilcap — Companhia de Capitalização da BB Seguros — signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e dos Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI), destaca-se por suas iniciativas relacionadas à crise climática.

 

A Brasilcap iniciou seus Inventários com base na metodologia do Programa GHG Protocol em 2022, publicando os Inventários de 2020 e 2021; já em 2023, além do cálculo de emissões referente ao ano de 2022, foi realizado um mapeamento retroativo estimando as emissões desde a fundação da Companhia e sua devida compensação — pelo segundo ano — via créditos de carbono certificados na Verra. Na ocasião, foi efetuada a compra de créditos do projeto Envira, situado na Floresta Amazônica (AC), que visa a conservação da floresta e serviços dos ecossistemas e benefícios para a população local. Em 2024, houve o avanço no cálculo do Inventário, aumentando o mapeamento de fontes emissoras, e a compensação será realizada em 2025.

 

O Relatório Anual 2023 da empresa segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), incluindo informações sobre desempenho econômico, portfólio de produtos, relacionamento com clientes, gestão de pessoas e inovação. Essas ações demonstram o compromisso da empresa com as dimensões ambiental, social e de governança (ASG), contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.

 

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é um chamado fundamental para potencializar ações rumo a uma economia verde e reconhecer iniciativas como as da Brasilcap. A atuação de empresas comprometidas com a sustentabilidade é essencial para enfrentar a crise climática e promover um desenvolvimento econômico alinhado à preservação ambiental, garantindo qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.