“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Assim falou Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nóbel da Paz em 1993. Mandela tornou-se um símbolo global de justiça a partir de sua luta contra o apartheid na década de 90. Mesmo após nove anos de sua morte, suas palavras ecoam como um conselho universal. Principalmente hoje: Dia Internacional da Educação.
A data nasceu de um pacto global por um mundo mais justo. Marcou o encerramento do Fórum Mundial de Educação, realizado em 2000, em Dakar, no Senegal. Na ocasião, líderes de 164 países, incluindo o Brasil, assinaram a Declaração de Dakar, assumindo compromissos concretos com a universalização do acesso à educação básica e secundária até 2030. Um marco internacional que não apenas reconhece a educação como um direito, mas a coloca no centro das estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Mais do que um direito, a educação é um processo vivo, em constante construção. No mundo atual, em que as mudanças ambientais, sociais e tecnológicas — principalmente pós-Inteligência Artificial — tudo ocorre numa rapidez inédita. Nesse contexto, é importante refletirmos sobre a educação continuada e a capacidade de adaptação, que se tornaram competências fundamentais. Aprender ao longo da vida, em diferentes contextos e formatos, é hoje o que garante a autonomia e o protagonismo das pessoas diante de desafios mais complexos da sociedade.
Apesar dos avanços históricos na educação brasileira, o país ainda enfrenta um desafio profundo: até 2024, cerca de 11,4 milhões de pessoas com mais de 15 anos não sabiam ler nem escrever — representando 7% da população, segundo o Censo 2022.
Embora a taxa de analfabetismo tenha caído drasticamente desde 1940, quando era de 56%, os dados atuais revelam que a alfabetização universal continua longe de se concretizar. O problema afeta majoritariamente pessoas acima de 55 anos, mas também atinge quase 500 mil jovens de até 24 anos, escancarando a urgência de políticas públicas mais eficazes e contínuas para garantir o direito básico à educação para todos os brasileiros.

Alinhada a essa visão contemporânea de que a formação das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos é uma prioridade universal, a Brasilcap incorporou, em 2024, a educação como um dos pilares estratégicos de sua atuação social. Com ações voltadas à educação financeira e à conscientização socioambiental, a Companhia reforçou seu compromisso com a formação de uma sociedade mais informada e preparada para lidar com escolhas que impactam suas vidas e o planeta. Acreditar no poder da educação é, para a empresa, investir em um Brasil mais equilibrado, sustentável e justo.
Em 2024, a empresa ampliou sua trilha de educação ASG com a inclusão de um módulo dedicado ao meio ambiente. O conteúdo abrange prevenção à poluição, adaptação às mudanças climáticas e uso de recursos sustentáveis. A iniciativa reforça o compromisso com práticas responsáveis. Educação ambiental virou prioridade estratégica.
Dentro das ações do Dia do Meio Ambiente, a Brasilcap apoiou o projeto Vamos Ler – Geração Digital, que produziu quatro vídeos sobre sustentabilidade para mais de 10 mil alunos em 132 escolas públicas e 5 particulares do Paraná. Foram abordados temas como desigualdade social, Fake News sobre mudanças climáticas e descarte de resíduos. O projeto envolveu 314 turmas em 14 municípios, com atividades presenciais, professores, pais e a comunidade. A iniciativa reforça o compromisso da Brasilcap com a inovação e a educação crítica.
Outro marco desse compromisso foi a capacitação de mais de 800 jovens em educação financeira, por meio de iniciativas como a plataforma Educap, além de visitas a instituições como Capacitrans e Instituto Futuro Bom. A Educap foi lançada em maio de 2024. Trata-se de uma plataforma digital que aborda temas como planejamento financeiro, controle de gastos e estratégias de poupança de forma lúdica e gamificada, com foco no público jovem.
Reconhecida durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a plataforma foi apresentada como um dos cases da empresa no Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização, conquistando o terceiro lugar na categoria Destaque Especial Capitalização.
Celebrar o Dia da Educação é para a Brasilcap o compromisso com uma educação que integra as inovações, preparando pessoas conscientes e qualificadas aos desafios do século XXI. Ao investir em iniciativas que combinam tecnologia, IA e desenvolvimento humano, a empresa contribui para a construção de um Brasil mais equilibrado, sustentável e com um futuro promissor. Afinal, educar é mais do que ensinar: é empoderar para transformar vidas.