PROTEJA O PLANETA: DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

O desequilíbrio no ecossistema ambiental do planeta é um dos problemas mais graves do século XXI, marcado pelos avanços tecnológicos e sociais. As consequências vêm impactando — negativamente — a vida humana e de várias espécies. O mundo percebe essa situação quando se depara com poluição das águas e do ar, desmatamento, mudanças climáticas e exploração demográfica.

 

Um novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população mundial deve aumentar nas próximas décadas dos atuais 8,2 bilhões (em 2024) para cerca de 10,3 bilhões. O estudo World Population Prospects (Perspectivas da População Mundial) prevê que o número de pessoas no planeta atingirá seu ponto mais alto em meados da década de 2080 e começará a diminuir gradualmente. Porém, até lá, algumas mudanças de hábitos, prioridades e políticas públicas são urgentes para diminuir as consequências de um crescimento demográfico desordenado.

 

Com a proposta de evitar o acelerado desequilíbrio ambiental, celebramos em 29 de dezembro o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela ONU em 1992, para promover ações que protejam e conservem a variedade de espécies vegetais e animais, além de ecossistemas sustentáveis. A biodiversidade desempenha papel imprescindível na regulação climática, produção de alimentos, medicamentos e serviços essenciais à vida na terra. Qualquer ação contrária à qualidade da biodiversidade provoca impactos desastrosos ao meio ambiente.

 

29 de dezembro também é uma parada estratégica da ONU para celebrar a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que propõe, há 32 anos, estimular os países signatários a protegerem e defenderem a diversidade biológica. A CDB foi criada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento — mais conhecida como a ECO-92 — que aconteceu no Rio de Janeiro. O Brasil aprovou a CDB em 1994 e ratificou o seu compromisso em 1998.

 

O Pacto Global da ONU — com a responsabilidade de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — conquistou, ao redor do mundo, a adesão de países e empresas públicas e privadas preocupados com os princípios de sustentabilidade. A Brasilcap tem orgulho de ser signatária do Pacto Global e está sempre buscando ampliar a rede de proteção ao meio ambiente, convocando a todos para uma reflexão sobre o papel da sociedade em relação à importância da biodiversidade para o bem-estar humano e de todas as espécies vivas do planeta.

 

Em tempos difíceis, o setor privado tem um papel fundamental no processo de usar o poder econômico em prol de ações inovadoras e tecnológicas em defesa da biodiversidade.

 

Uma das iniciativas da Brasilcap em 2024 é a promoção da Educação Ambiental. A Companhia se uniu ao projeto cultural Vamos Ler — Geração Digital (iniciativa do Grupo aRede) e patrocina a produção de videoaulas com enfoque na educação através das mídias digitais. Na prática, a Companhia atinge um público-alvo bem específico: as crianças, adolescentes e jovens consumidores das multiplataformas tecnológicas como fonte de reflexão sobre o ecossistema no Brasil. Com uma linguagem jornalística simples, objetiva e ilustrativa, os professores e estudantes assistem pelo Canal YouTube sobre conceitos de sustentabilidade, além de entrevistas e informações técnicas com base em fontes oficiais.

 

E neste Dia Internacional da Biodiversidade, a Brasilcap convida todos a se juntarem em nossa missão de proteger o planeta. Juntos, podemos fazer a diferença! Aqui estão algumas dicas práticas a favor do ecossistema ambiental. Vamos inspirar mudanças!

 

Em casa:

  • Consumir alimentos orgânicos e de origem local;
  • Reduza o consumo de plásticos;
  • Recicle e reutilize materiais;
  • Use luzes LED e aparelhos eficientes;
  • Eduque crianças sobre a importância da biodiversidade.

 

Na comunidade:

  • Participe de iniciativas de preservação ambiental;
  • Plante árvores e jardins;
  • Evite queimadas;
  • Escolha produtos sustentáveis;
  • Reduza o uso de água.