“É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial”. A frase histórica do líder quilombola Zumbi dos Palmares – no auge de sua ascensão pela luta contra a escravidão no Brasil colonial – ecoa até hoje, como uma esperança compartilhada pelos brasileiros que não toleram preconceitos.
Sob a liderança de Zumbi, o Quilombo dos Palmares resistiu por décadas aos ataques dos colonialistas que não aceitavam a liberdade dos escravos. A traição e guerra provocadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho destruíram o local em 1695 e Zumbi foi morto em combate. Sua morte marcou um dos maiores símbolos de liberdade da história do Brasil. O quilombo foi a maior comunidade de fugitivos da escravidão nas Américas, sendo abrigo para mais de 20 mil pessoas entre 1597 e 1704. Atualmente, tornou-se o Parque Nacional Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares (a 80 km de Maceió, no Estado de Alagoas), atraindo a visitação dos que desejam conhecer de perto a principal fronteira da resistência negra no país.
O legado de Zumbi transcendeu e resiste aos dias atuais contra a opressão, intolerância, desigualdades entre pretos e brancos, além da incansável luta pelos direitos humanos. Hoje, o Brasil acorda no 20 de novembro, vivenciando pela primeira vez o novo feriado do Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. A data já era celebrada oficialmente desde 2011, mas com feriado somente em alguns Estados. Agora é Lei Nacional (n.º 14.759/2023) e estende o feriado em todo território brasileiro.
A questão da equidade racial é um dos maiores desafios nos setores público e privado. O combate ao racismo estrutural – envolvendo todas as suas consequências sociais e privilégios excludentes – é o suporte do Planejamento Estratégico e das boas práticas Ambiental, Social e Governança (ESG) no ambiente corporativo da Brasilcap, empresa de Capitalização da BB Seguros.
Para atrair seus executivos, sócios e colaboradores no debate sobre o grave problema da crença racista, baseada na existência de supremacia entre raças e etnias, a Companhia promoveu a Semana Brasilcap Negra. Os dias 13 e 14 de novembro foram reservados para um salto qualitativo e inédito, posicionando a Companhia como signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial.
A assinatura do compromisso público aconteceu numa solenidade especial em Brasília, no prédio do Banco do Brasil, com a participação do presidente da Brasilcap, Antônio Carlos Teixeira Filho, o Superintendente Geral da BB Seguros, Gustavo de Oliveira; o diretor executivo do Pacto, Guibson Torres e o gerente executivo de Sustentabilidade e Comunicação na Brasilcap, Ernandes Macário. Logo em seguida, aconteceu uma palestra virtual transmitida para toda equipe da Brasilcap, com o assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Bastos, sobre o tema “Equidade Racial no Mercado de Trabalho Formal”.
A Brasilcap mantém uma rede de líderes que se propõe, de fato, a transformar a sociedade brasileira mediante iniciativas proativas, com a missão de reduzir a desigualdade. A Semana Brasilcap Negra plantou uma “sementinha” no ambiente de trabalho para que cada um cultive o respeito e o acolhimento às ações de mudanças comportamentais com foco na diversidade e equidade racial.
Para evitar que o tema da Consciência Negra se torne um debate ineficiente e sazonal, a Brasilcap possibilitou aos colaboradores outra palestra importante sobre estratégias antirracistas mensuráveis no mercado de trabalho no país. A fala com toda experiência foi da gerente de parcerias na área de Diversidade, Equidade e Inclusão da unidade ASG do Banco do Brasil, Eva Nascimento Menezes. Ela dividiu o bate-papo com o companheiro de empresa, Marcelo Ottoni, especialista em Direitos Humanos e Diversidade, Equidade e Inclusão.
Ambos participaram do lançamento oficial do curso “ESG e a Pauta Racial: Promoção de Letramento”, ministrado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Todos os colaboradores da Brasilcap podem realizar o treinamento através da plataforma de cursos online ANBIMA Edu. Para isso, basta acessar a loja de aplicativos do celular, fazer o cadastro e acessar o treinamento composto por cinco trilhas: abordagem sobre as raízes da desigualdade, o racismo estrutural, desafios para equidade racial, conceitos e dados sobre ASG e outras temáticas raciais no ambiente corporativo.
O treinamento oferecido pela Brasilcap é uma espécie de mapa mental que convoca todos a abraçarem o compromisso coletivo pela erradicação de crenças injustas que separam as pessoas pelo preconceito. A Companhia mantém o princípio de combater quaisquer obstáculos que retardem a formação de uma sociedade justa e igualitária.
Neste primeiro feriado nacional da Consciência Negra, vale lembrar a frase histórica do jornalista baiano Luiz Gama, considerado o principal abolicionista do Brasil do século XIX e que libertou mais 500 escravos por meio da justiça, e que dizia: “O dia da felicidade será o memorável dia da emancipação do povo oprimido…”