O que você faz para manter seu coração saudável? A pergunta de bate pronto merece uma reflexão antes de uma resposta imediata. O checklist com as principais atitudes positivas pode estar na ponta da língua, mas é importante parar e pensar um pouco mais neste domingo (29), Dia Mundial do Coração, instituído pela World Heart Federation (Federação Mundial do Coração).
A data não pode ser apenas mais uma no calendário internacional. Faz-se necessário um choque de realidade – literalmente – para saber que doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortes no planeta. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é categórica: anualmente, 400 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de problemas no coração. A cada 90 segundos, uma pessoa morre no país, totalizando 46 óbitos por hora. De acordo com pesquisa e análise da SBC, esses números revelam uma crise de saúde pública que não pode ser ignorada.
O problema é considerado tão grave, que a Federação Mundial do Coração – com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) – instituiu, em 2000, a Campanha Setembro Vermelho. O objetivo foi dar ressonância às ações do Dia Mundial do Coração, para conscientizar a sociedade sobre prevenção das doenças cardiovasculares, que, aliás, segundo os especialistas, não passa somente pelo check-up com um cardiologista, mas ainda com adoção de hábitos saudáveis que fazem toda a diferença na qualidade de vida.
A SBC alerta antes, durante e depois da campanha global do Setembro Vermelho sobre alguns fatores de risco que provocam doenças no coração: tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, sedentarismo, colesterol alto, hipertensão, obesidade, estresse, diabete, ansiedade e depressão. A boa notícia é que tudo isso pode ser controlado com a mudança de comportamento em defesa da vida.
O Dia Mundial do Coração e a Campanha Setembro Vermelho são temas que fazem parte da jornada de bem-estar promovida pela Brasilcap. A estratégia é buscar a inovação para mudança de mentalidade e o incentivo ao equilíbrio financeiro como condição básica ao bem-estar dos brasileiros.
A Brasilcap contempla em seu ecossistema de negócios corporativos produtos que são verdadeiros incentivos ao equilíbrio financeiro dos seus clientes, até porque, está mais que provado: onde há planejamento econômico para realização de sonhos e projetos pessoais, acontece um processo holístico no comportamento humano que reflete na sua saúde física e mental. Profissionais de saúde constatam que negligenciar a vida financeira eleva o nível de estresse, ansiedade e depressão, que são verdadeiras ameaças de doenças cardíacas, como hipertensão e infarto.
Por isso, ter um plano financeiro é sinônimo de motivação. Nada como ter ânimo todos os dias para olhar o futuro com mais segurança, fazendo uma pequena reserva da economia familiar para guardar, realizar planos e ainda concorrer a prêmios. Nesse aspecto, a Brasilcap é especialista.
A Companhia trabalha para transformar a vida de seus clientes e nesse aspecto, promove a conscientização sobre o impacto positivo da saúde financeira em relação à saúde cardiovascular. Ao cuidar das suas finanças, você está investindo diretamente na sua saúde e bem-estar. Lembre-se que a saúde financeira é um processo contínuo, e pequenas mudanças em seus hábitos podem gerar grandes resultados a longo prazo. Por isso, a Brasilcap aperfeiçoa, continuamente, os produtos e serviços que buscam a capitalização de um futuro financeiro equilibrado.
A saúde integrada é um bem imensurável. Exige de cada pessoa um investimento que não tem preço, mas tem retorno positivo. A Brasilcap utiliza seus canais de comunicação para incentivar atitudes que hoje promoverão uma rotina saudável ao coração. Desde que todos estejam comprometidos com mudanças de comportamento:
- Conheça seus gastos e receitas para identificar onde é possível economizar;
- Crie uma reserva de emergência. Tenha uma quantia guardada para imprevistos, evitando o endividamento;
- Elimine o sedentarismo, o tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas.
- Pratique atividades físicas;
- Mantenha uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras;
- Evite o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados.