BRASILCAP: PARCEIRA DA CULTURA BRASILEIRA

O olhar curioso, fascinado e quase paralisado de amigos, famílias, casais de namorados e crianças diante da escultura da Pietá na Exposição Imersiva “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, no piso L3 do Shopping RioMar, do Recife, tem marcado a mostra que ficará aberta ao público até outubro. Milhares de pessoas já passaram pela exposição. Pietá é uma das obras de Michelangelo mais conhecidas no mundo e reproduz a imagem de Jesus morto nos braços de sua mãe. Esta foi a primeira vez que a escultura saiu do Museu da Imagem e Som (MIS Experience), em São Paulo, para uma cidade nordestina.

O passeio dos pernambucanos pela exposição é uma oportunidade única. É a experiência de ver bem pertinho imagens religiosas em 3D, esculturas animadas do Velho e Novo Testamento, objetos bíblicos e medievais, além da própria história de Michelangelo (1475-1564). O artista marcou os séculos XV e XVI, por ser escolhido para pintar os afrescos do teto da Capela Sistina do Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano, onde fica a residência oficial do Papa. Para quem nunca foi à Itália, é uma viagem inesquecível sem sair do Recife. A exposição é organizada em 15 diferentes salas, possui mais de vinte painéis interativos e tem duração média de uma hora.

Para a Brasilcap, estar entre os patrocinadores da “Exposição Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” é um marco que honra o projeto de incentivo cultural da Companhia, que há anos direciona recursos criteriosos à realização de eventos de qualidade artística e com o compromisso de privilegiar um público diversificado, independente de idades, gêneros, classes sociais e regiões deste país multicultural.

Essa é a função da arte: ir aonde o povo está. É uma forma de construir uma memória afetiva na sociedade, através da influência produzida pelas diversas manifestações culturais: cinema, teatro, dança, música, shows, exposições e até mesmo os esportes, outra forma de arte que desperta cidadania e transformação de vida.

E nessa pegada, a Brasilcap iniciou o mês de agosto, patrocinando também o Festival Internacional Tudo é Jazz – na cidade mineira de Ouro Preto, que é Patrimônio Mundial da Humanidade. Por quatro dias, milhares de pessoas respiraram o melhor do clássico jazz nacional e internacional.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Companhia está presente na peça “Duetos”, do renomado dramaturgo britânico Peter Quilter, com trabalho traduzido para 30 idiomas e apresentado em mais de 40 países. O espetáculo está em cartaz no Brasil, com direção de Ernesto Piccolo e com os atores Patricya Travassos e Eduardo Moscovis. Do mesmo autor Peter Quilter, as atrizes Maitê Proença e Debora Olivieri protagonizam a comédia “Duas Irmãs & Um Casamento”. A peça estará em cartaz em outubro e novembro no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro.

A Brasilcap assina ainda o patrocínio de “O Cravo e a Rosa – A Sua Novela no Teatro”, uma comédia romântica inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare. A Companhia também apoia a edição especial do livro “Prato Feito”, que exalta a culinária tradicional brasileira. Com o lema “Aqui tem Brasilcap transformando vidas”, estes e outros projetos de patrocínios permanecerão em nossa agenda de apoio à cultura brasileira, considerada uma das mais influentes no mundo.