BRASILCAP SE UNE AO VAMOS LER NA ERA DA EDUCAÇÃO DIGITAL

O Brasil – como sabemos – enfrenta um desafio crucial: diminuir o impacto socioeconômico das mudanças climáticas através de mais ações positivas de sustentabilidade. Uma iniciativa pioneira chega às salas de aulas fazendo um convite aos professores e alunos para participarem dessa mobilização nacional.

A Brasilcap se uniu ao projeto cultural Vamos Ler – Geração Digital (iniciativa do Grupo aRede) e patrocina a produção de videoaulas com enfoque na educação através das mídias digitais. A ideia é justamente atingir um público-alvo que pode fazer a maior diferença na luta pela qualidade de vida ambiental: as crianças, adolescentes e jovens consumidores das multiplataformas tecnológicas como fonte de informação e reflexão.

A ideia da educação digital é mais um leque de ações da Brasilcap no combate a destruição do ecossistema no Brasil. A primeira videoaula com mais de 13 minutos já foi ao ar na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) abordando a importância da sustentabilidade.

Com uma linguagem jornalística simples, objetiva e ilustrativa, os professores e estudantes assistem pelo Canal YouTube quais conceitos de sustentabilidade (que são os meios para suprirem as necessidades básicas da população, mas sem afetarem a geração futura), além de entrevistas e informações técnicas com base em fontes oficiais. As aulas ganham mais conteúdo com a participação do professor e especialista em Educação Ambiental da Universidade Estadual de Ponta Grosa (Paraná), Sandro Xavier de Campos.

O desfecho da videoaula é o mais interessante: os alunos são instigados a serem produtores de conteúdo com notícias que impactem a opinião pública na comunidade escolar. A Brasilcap sugere atividades extraclasses. Os estudantes são motivados a fazer análise de texto, fotografias e vídeos com entrevistas de colegas e familiares. O objetivo é engajá-los no movimento de cidadania plena.

O Vamos Ler e aRede disponibilizaram a segunda videoaula desta temporada no dia 16 de agosto, abordando a temática Mudanças Climáticas. A aula digital tem quase 15 minutos e surpreende com a informação dada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET): o ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta. Os dados são respaldados pela Organização Meteorológica Mundial (OMN). No Brasil, a média das temperaturas do ano ficou em 24,92 °C, sendo 0,69 °C acima da média histórica de 1991/2020 que foi de 24,23 °C.

Na videoaula, os estudantes aprendem que as mudanças climáticas são graves e provocadas pelo ser humano. Tudo isso, em decorrência da geração de energia elétrica e de calor através da queima de combustíveis fósseis; na fabricação de produtos industrializados; na derrubada das florestas; no uso indiscriminado dos transportes – um dos principais emissores de gases de efeito estufa – entre outras atividades que não privilegiam a sustentabilidade econômica e social do país. A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um grande cobertor em torno da Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.

A Brasilcap se mantém comprometida com a proteção do meio ambiente. O ano de 2023 foi muito significativo para a Companhia. Ela se destacou por garantir estratégias voltadas às questões ambientais, sociais e de governança (ASG) de seus negócios. Através de sua Política de Sustentabilidade, exibiu resultados positivos de iniciativas externas – com reconhecimento dentro do Pacto Global da ONU – a exemplo do combate às mudanças climáticas e transição para uma economia de baixo carbono. Esse trabalho incluiu a publicação de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ações compensatórias.

No ano passado, foi compensado o volume de emissões estimado para o período entre 1995 e 2019, mais as emissões calculadas para 2022. O volume foi estimado em 400 toneladas de carbono equivalente (tCO2 e), compensado com a compra de créditos de carbono emitidos pelo The Envira Amazonia Project, responsável pela compensação anual de 351 mil Co2e e pela proteção de uma área de 39 mil hectares da Floresta Amazônica, no estado do Acre. Pela iniciativa, a Brasilcap recebeu o certificado Verified Carbon Unit Retirement (“retirada de carbono verificada”) da ONG Verra, especializada em ação climática e desenvolvimento sustentável.

 

BRASILCAP: PARCEIRA DA CULTURA BRASILEIRA

O olhar curioso, fascinado e quase paralisado de amigos, famílias, casais de namorados e crianças diante da escultura da Pietá na Exposição Imersiva “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, no piso L3 do Shopping RioMar, do Recife, tem marcado a mostra que ficará aberta ao público até outubro. Milhares de pessoas já passaram pela exposição. Pietá é uma das obras de Michelangelo mais conhecidas no mundo e reproduz a imagem de Jesus morto nos braços de sua mãe. Esta foi a primeira vez que a escultura saiu do Museu da Imagem e Som (MIS Experience), em São Paulo, para uma cidade nordestina.

O passeio dos pernambucanos pela exposição é uma oportunidade única. É a experiência de ver bem pertinho imagens religiosas em 3D, esculturas animadas do Velho e Novo Testamento, objetos bíblicos e medievais, além da própria história de Michelangelo (1475-1564). O artista marcou os séculos XV e XVI, por ser escolhido para pintar os afrescos do teto da Capela Sistina do Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano, onde fica a residência oficial do Papa. Para quem nunca foi à Itália, é uma viagem inesquecível sem sair do Recife. A exposição é organizada em 15 diferentes salas, possui mais de vinte painéis interativos e tem duração média de uma hora.

Para a Brasilcap, estar entre os patrocinadores da “Exposição Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” é um marco que honra o projeto de incentivo cultural da Companhia, que há anos direciona recursos criteriosos à realização de eventos de qualidade artística e com o compromisso de privilegiar um público diversificado, independente de idades, gêneros, classes sociais e regiões deste país multicultural.

Essa é a função da arte: ir aonde o povo está. É uma forma de construir uma memória afetiva na sociedade, através da influência produzida pelas diversas manifestações culturais: cinema, teatro, dança, música, shows, exposições e até mesmo os esportes, outra forma de arte que desperta cidadania e transformação de vida.

E nessa pegada, a Brasilcap iniciou o mês de agosto, patrocinando também o Festival Internacional Tudo é Jazz – na cidade mineira de Ouro Preto, que é Patrimônio Mundial da Humanidade. Por quatro dias, milhares de pessoas respiraram o melhor do clássico jazz nacional e internacional.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Companhia está presente na peça “Duetos”, do renomado dramaturgo britânico Peter Quilter, com trabalho traduzido para 30 idiomas e apresentado em mais de 40 países. O espetáculo está em cartaz no Brasil, com direção de Ernesto Piccolo e com os atores Patricya Travassos e Eduardo Moscovis. Do mesmo autor Peter Quilter, as atrizes Maitê Proença e Debora Olivieri protagonizam a comédia “Duas Irmãs & Um Casamento”. A peça estará em cartaz em outubro e novembro no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro.

A Brasilcap assina ainda o patrocínio de “O Cravo e a Rosa – A Sua Novela no Teatro”, uma comédia romântica inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare. A Companhia também apoia a edição especial do livro “Prato Feito”, que exalta a culinária tradicional brasileira. Com o lema “Aqui tem Brasilcap transformando vidas”, estes e outros projetos de patrocínios permanecerão em nossa agenda de apoio à cultura brasileira, considerada uma das mais influentes no mundo.

 

 

 

 

 

AGOSTO É LILÁS E DOURADO

Agosto é especial para as mulheres. É um mês que carrega nas tintas lilás e dourado para lembrá-las da mobilização nacional contra a violência doméstica e da importância do aleitamento materno. As Campanhas Agosto Lilás e Agosto Dourado têm significados distintos, mas se unem ao objetivo de promover a conscientização sobre os direitos femininos.

O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo brasileiro e que, este ano, marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha. A Lei é uma referência nacional de mobilização pelo enfrentamento à violência contra mulheres e à intolerância pela desigualdade de gênero.

Neste sentido, a Brasilcap está comprometida em seus espaços sociais a apoiar as discussões sobre essa problemática e seus impactos negativos. O Mapa da Violência de Gênero, atualizado com apoio do Observatório da Mulher Contra a Violência, aponta que 48% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica; mas parte delas (18%) não se reconhece exatamente como vítima, por falta de coragem para falar sobre o assunto. Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, somente no ano passado, 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio – o maior registro desde 2015, quando aconteceu a sanção da lei que tipifica o crime. As agressões de violência doméstica tiveram, neste mesmo período, um aumento de 9,8%, totalizando 258.941 casos no país.

Esse cenário de violação de direitos chegou a nos motivar o lançamento de uma campanha em nossas redes sociais, batizada de #SpoilerDeAmiga. A ideia era incentivar a conversa entre amigas sobre os seus relacionamentos abusivos. Assim, elas poderiam ajudar a evitar atitudes graves que chegassem a casos extremos de feminicídio. A Brasilcap também patrocinou, em 2016, o filme Vidas Partidas, um longa que trazia a temática da violência contra a mulher, apresentando um triste e complexo cenário que já mostrava o Brasil como um dos países mais violentos para as mulheres.

Apesar de importantes avanços sociais, abusos de diversas naturezas continuam a acontecer. O nosso papel é incentivar cada vez mais a conscientização dos direitos femininos. Se você presencia ou sofre algum tipo de violência, não se cale! Transforme a cor lilás no respeito que todas as mulheres merecem. Quando uma mulher denuncia, ela encoraja milhares de outras mulheres a fazerem o mesmo. A Brasilcap apoia a campanha #FeminicidioZero e divulga o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – como um importante canal de busca de ajuda.

Para nossas clientes, colaboradoras e parceiras, desejamos que o respeito à igualdade não seja uma imposição, mas uma construção diária por relações saudáveis. Temos esperança de que, cada vez mais, as pessoas ajudem a identificar e agir contra as diversas situações de misoginia presentes na sociedade, denunciando e prestando apoio.

Leite materno é padrão ouro

 

Inclusive, a Brasilcap também apoia a Campanha Agosto Dourado, instituída para incentivar a conscientização coletiva acerca dos benefícios do aleitamento materno. A amamentação é um direito garantido por lei. O objetivo é fazer com que recém-nascidos sejam alimentados exclusivamente pelo leite materno até os seis meses e, continuem com a amamentação, complementando sua alimentação até os dois anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano devido ao aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida. O leite materno é considerado um dos mais completos em nutrientes, anticorpos e proteção ao sistema imunológico dos pequenos. Lembrando, que Agosto Dourado tem relação com o leite materno ser considerado pelos nutricionistas como o alimento “padrão ouro” para todos os recém-nascidos. Além disso, é uma forma de manter um vínculo emocional insuperável entre mamães e bebês.

 

 

 

 

BRUNO LOBO E BRASILCAP EM NOVOS DESAFIOS

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminaram depois de 19 dias, com o Brasil trazendo na bagagem 20 medalhas (3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes). Uma performance que muito nos orgulha, porque foi o segundo maior número total de pódios da história do país. As Olimpíadas trouxeram ao mundo a mensagem de que estamos vivendo um novo tempo: privilegiar cada atitude em favor da paz, da adversidade e da democracia.

A Brasilcap parabeniza a todos os nossos atletas e em especial, o kitesurfista Bruno Lobo, que fez sua estreia olímpica na mais nova modalidade de esporte aquático dos Jogos de Verão 2024. O atleta maranhense vestiu a nossa camisa, levou nossa marca de patrocínio até às semifinais na Regata Kite e mostrou seu talento em mar aberto.

A trajetória de Bruno Lobo nas Olimpíadas de Paris foi marcada por uma série de desafios e conquistas. O país torceu cada segundo por ele. Nosso time da Brasilcap embarcou na nova onda que coloca o kitesurf numa posição privilegiada. A excelência do atleta brasileiro tem tudo a ver com o nosso compromisso de apostar no esporte como agente de transformação e mudança de vida.

Continuamos apoiando e torcendo pelo Bruno Lobo. Ele representa o Nordeste, uma das regiões do país onde a Brasilcap está presente, impulsionando a economia, o turismo, o meio ambiente e oferecendo oportunidades para que as pessoas façam planos e os realizem com disciplina e determinação.

Os nossos desafios são semelhantes aos dos atletas. Bruno Lobo é referência no ranking mundial de kitesurf, onde ocupa a sétima posição, mostrando sua força entre os melhores kitesurfistas do mundo. A Brasilcap também está nesse páreo, como uma referência no mercado brasileiro de capitalização e fazendo toda a diferença na vida das pessoas e na sociedade.

#Brasilcap #Patrocínio #Esporte #SejaUmGanhador #BrunoLobo #kitesurf #JogosOlimpicos2024

 

 

CRIE BONS HÁBITOS FINANCEIROS E GANHE VIDA SAUDÁVEL

O Brasil comemora o Dia Nacional da Saúde. Hoje, é um daqueles dias separados no calendário para uma reflexão coletiva: o que temos feito para manter uma saúde física e mental equilibrada? A data tem o objetivo de mantermos atualizados os exames médicos de rotina, sem esquecermos das atividades físicas, da boa alimentação e dos pensamentos positivos que melhoram a qualidade de vida.

 

Tenha bons hábitos e ganhe mais saúde

O Dia Nacional da Saúde tornou-se uma data oficial no país através da Lei de nº 5.352 de 8 de novembro de 1967, por iniciativa do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura. O dia 5 de agosto foi escolhido por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz. Ele foi um dos brasileiros que mais se dedicou às pesquisas para combate e erradicação da peste bubônica, febre amarela e varíola, que dizimaram a população do Brasil no século XX.

Agora, estamos vivendo uma nova era. A modernidade trouxe inovações tecnológicos que aceleram a produtividade e o consumo desenfreado, com o objetivo de aquecerem cada vez mais a economia no mundo. Não há nada de errado nisso. No entanto, essas mudanças do século XXI trouxeram em seu rastro consequências físicas e emocionais à população.

Nesses tempos modernos, o que muitos não sabem é que há outras dicas importantes para conquistarmos vida longa: a organização financeira, por exemplo. O vínculo entre finanças e saúde é muito mais profundo do que se imagina. Quando temos preocupações financeiras descontroladas isso gera medo, ansiedade, estresse, depressão, impactando na saúde física e mental.

Com uma atitude contrária, ou seja, quando mantemos uma vida financeira sob boa perspectiva, o bem-estar nos é acrescido de tranquilidade e motivação a fazermos escolhas inteligentes. Não basta apenas guardar “um trocadinho” debaixo do colchão. Lembre-se sempre: saúde financeira é um processo constante que começa pela escolha certa de quem pode ajudá-lo nessa jornada.

A Brasilcap tem uma equipe preparada para ser referência na disciplina financeira dos brasileiros. Recorrendo aos nossos produtos, você fortalece sua relação com o dinheiro. Enquanto capitaliza, concorre a prêmios. O mais interessante é que você acaba conquistando mais confiança no futuro e deixando o presente para curtir sua família, amigos, investir na carreira profissional, além de ser mais vigilante quanto à saúde física e mental.

Mas, como fazer tudo isso com segurança? O nosso time trabalha em duas frentes: na promoção da disciplina e planejamento, ajudando você a alcançar seus objetivos e sonhos sem a ansiedade que gera tantos outros problemas de saúde.

Por isso, deixamos aqui algumas dicas para reflexão no Dia Nacional da Saúde:

  • Evite o consumo impulsivo. Analise se realmente precisa comprar determinadas coisas.
  • Analise suas finanças, avaliando o que pode ser eliminado e direcionado para uma reserva de emergência.
  • Tenha uma relação saudável com o dinheiro. Ele é instrumento de qualidade de vida.
  • Faça um título de capitalização da modalidade Tradicional. Eles combinam a possibilidade de juntar dinheiro com chances de ganhar prêmios, tornando-se uma opção segura para quem busca realizar planos com tranquilidade.

 

E, parafraseando Oswaldo Cruz, a Brasilcap deseja muita saúde ao povo brasileiro!

#Brasilcap #DiaNacionalDaSaúde #SaúdeFinanceira #ProdutosBrasilcap #ÉPraSerFeliz