Nós, o Brasil e a biodiversidade

Você já deve ter escutado ou lido que somos o país campeão em biodiversidade. Pois é, o Brasil está no topo dos 17 países considerados mega biodiversos, com 20% (um quinto) da variedade de fauna e flora do mundo. São quase 120 mil espécies de animais e 50 mil vegetais. Muitas delas só ocorrem aqui.

Numa pesquisa de 2013 apelidada de “barômetro” do tema, a gente apareceu como a população mais familiarizada com o termo: 96% disseram já ter ouvido falar e 51% souberam explicar o conceito de forma simplificada.

O grau de interesse e conhecimento sobre a diversidade de seres vivos e ecossistemas só cresce – mas aí vem a parte ruim – em parte porque a situação em que eles vivem é cada vez mais difícil. Por causa de fatores como a superexploração de recursos, a perda do hábitat (o ambiente em que vivem) e a poluição, a extinção se acelera cada vez mais. As estimativas variam, mas vão de centenas a dezenas de milhares de espécies perdidas por ano, e a população das que resistem não para de cair.

Por que este tema aqui? Porque somos uma companhia que tem a sustentabilidade no centro do seu eixo de equilíbrio. E porque sabemos que, para nossas gerações e as futuras viverem bem, é fundamental cuidar da natureza!

Quando as empresas abraçam de verdade as práticas ASG, elas tomam melhores decisões, cuidam melhor das pessoas e do meio ambiente e ainda são reconhecidas por isso no mercado. E nós queremos ser referência nessas questões para o nosso segmento.

Como parte da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a Brasilcap se compromete com dez princípios fundamentais de sustentabilidade empresarial, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa é apenas uma das balizas cidadãs das quais somos signatários.

Está tudo muito bom, mas você deve estar perguntando: o que eu posso fazer no dia a dia? Olha, tem muita coisa.

Já é até chavão, mas segue muito verdadeiro, aquele lema: “Conhecer para preservar”. Você pode visitar os portais do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ, uma importante unidade de pesquisa), de ONGs ambientais brasileiras e internacionais.

Nas redes sociais tem perfis interessantes e divertidos de pesquisadores-comunicadores/as que popularizam o conhecimento especializado. Os temas vão de árvores nativas a tubarões, passando por insetos e serpentes.

Descobrir a fauna e a flora urbanas pode ser muito gratificante. Que tal um passeio num parque ou praça, sem fone de ouvido e sem rolar a tela do celular, atento/a às cores, sons e movimentos? Dá para ir um pouco além experimentando entrar num grupo de observação de aves ou de plantio de árvores, por exemplo. Ou se inscrevendo num programa de educação ambiental da sua cidade.

Nas férias, também podemos visitar unidades de conservação, que podem ser de proteção integral (como parques nacionais) ou de uso sustentável (como reservas extrativistas). Na segunda categoria, você pode conhecer modos de vida de populações mais integradas à natureza, e às vezes a culinária que aproveita essa riqueza.

Como as mudanças climáticas e o lixo são outras grandes ameaças à biodiversidade (porque mudam em décadas as condições às quais os seres vivos levaram milhões de anos para se adaptar), tudo aquilo que você puder fazer para retardar o avanço dos dois é bem-vindo. Não exagerar no consumo, dar preferência ao transporte coletivo ou não motorizado (bora tirar a bici da garagem?), evitar sacolinhas e descartáveis em geral…

Optar por produtos de limpeza mais naturais é outro caminho. Os comerciais costumam ser mais caros, mas tem muito vídeo por aí ensinando a fazer versões caseiras.

A gente pode não imaginar, mas nosso gato ou cachorro – por mais fãs de um sofá que sejam – podem fazer grandes estragos entre os bichinhos silvestres. Comem ovos e filhotes, além de se expor a riscos. Então, nada de circularem soltos. E, se precisar desistir de um pet, jamais o solte na natureza. Procure o veterinário mais próximo (para os domésticos) ou um centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Sabia que coelhos e lebres exóticos (estrangeiros) são um problemão para os “primos” nativos daqui?

Mais uma coisa ao alcance de todas e todos é procurar saber mais sobre os impactos dos produtos que a gente compra e das empresas. Cestas agroecológicas são um atalho para comprar hortifrútis da agricultura familiar cultivados de maneira mais sustentável – e a um preço bem mais acessível que o dos orgânicos nos supermercados.

Lembre-se de que pequenas ações individuais, se somadas coletivamente, também fazem a diferença. Cuidar do meio ambiente, reduzir o desperdício, reciclar e apoiar iniciativas de conservação são passos importantes que todos devemos tomar para proteger nossa biodiversidade.

Como a organização financeira pode reduzir desigualdades?

A desigualdade social é uma realidade que afeta milhões de pessoas, colocando o Brasil na 14ª posição dentre os países mais desiguais do mundo. Com uma concentração significativa de riqueza nas mãos de poucos, essa discrepância econômica cria alguns obstáculos para que os menos favorecidos tenham acesso a determinadas oportunidades.

Cerca de 40% dos brasileiros acabam ficando com muito pouco ou nada dos seus rendimentos depois de pagar as contas do mês, de acordo com a pesquisa “Hopes and Fears 2023” da PwC. O problema é que, mesmo depois de ficar sem nada no bolso, muitas vezes ainda sobram as consequências de hábitos de consumo ruins para tirar o que a pessoa já nem tem mais.

Hoje, 79,4% das famílias que possuem renda de 0 a 3 salários-mínimos estão endividadas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da CNC (Confederação Nacional do Comércio). Ou seja, grande parte do trabalho para evitar esse caminho está na organização financeira.

Desta forma, torna-se preponderante capacitar as pessoas com conhecimentos e habilidades em educação financeira, como um instrumento essencial para combater essa desigualdade e promover uma sociedade mais justa.

A educação financeira proporciona às pessoas a aptidão de tomar decisões mais conscientes e assertivas em relação às suas finanças. Com ela é possível:

  • Planejar o orçamento: Aprender a gerenciar os recursos disponíveis, garantindo o uso eficiente do dinheiro.
  • Controlar os gastos: Entender onde o dinheiro está sendo usado e identificar possibilidades de cortes para economizar.
  • Guardar de forma inteligente: Conhecer estratégias para criar o hábito de guardar dinheiro e acumular reserva.

Outro aspecto importante da educação financeira é que ela incentiva as pessoas a realizarem planos e projetos de vida, o que contribui para uma maior igualdade de oportunidades. Por isso, é fundamental promover programas de planejamento financeiro desde a infância, integrando o tema nos currículos escolares e oferecendo capacitação para educadores. Também é necessário incentivar a participação ativa da população por meio de cursos, workshops e acesso a informações claras e acessíveis. Isso também possibilita uma maior autonomia e liberdade em suas decisões, promovendo a igualdade de oportunidades e uma distribuição mais equilibrada de recursos.

Ao ter visão de todas as suas contas a pagar, se planejar para manter um dinheiro extra à salvo para emergências e procurar ter hábitos de consumo saudáveis, – que não te deixam no limite ou abaixo dele – problemas financeiros podem ser solucionados. É um problema cumulativo, que quanto mais tempo demorar para ser resolvido, mais prejudicará as finanças.

Aqui na Brasilcap, nos preocupamos muito com a educação financeira de nossos clientes e de todos os brasileiros. Entre as ações de educação financeira que realizamos como parte de nossa política de responsabilidade social, está o Programa de Educação Financeira da Brasilcap (Educap). O programa é voltado principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade, e realiza palestras sobre o tema, análises de cenários socioeconômicos, campanhas de comunicação e outras ações de engajamento com o público-alvo. Esse blog, o Zero Perrengue, é uma das iniciativas do Educap. Aqui, compartilhamos conteúdos acessíveis e de qualidade sobre educação financeira e temas relacionados.

A capitalização é um caminho para se guardar dinheiro e manter a segurança das suas finanças. Organizar-se financeiramente com instituições como a Brasilcap é um caminho ainda mais rápido para se combater desigualdades. Títulos como o Ourocap, que funciona como um instrumento de disciplina financeira, auxiliando no processo de criar hábito de guardar dinheiro, e o Doadin, que cede o resgate para instituições beneficentes, têm uma função chave na nossa missão de ser agente de transformação na vida das pessoas e na sociedade.

Desse jeito, não é só a sua vida que vai mudar ao organizar suas finanças, mas também a vida daqueles que mais precisam!

Dona Alaíde acreditou e ganhou R$ 100 mil no Ourocap!

Se você pudesse dizer algo para o você de quatro anos atrás, o que diria? Tenho certeza que  dona Alaíde diria coisas como “acredite” e “obrigada”.

A sorte grande da dona Alaíde, cliente nossa em Belo Horizonte, chegou aos 85 anos de idade. Ela nos mostra que nunca é tarde para sonhar, realizar projetos e conquistar objetivos.

Alaíde é uma fiel cliente Brasilcap desde 2008. Comprou títulos em 2008 e 2013, cujos valores foram resgatados integralmente ao final de suas respectivas vigências. Essa jornada da capitalização é superimportante. Afinal de contas, a capitalização é um caminho para organizar os recursos enquanto transforma a vida das pessoas. É uma forma de criar o hábito de guardar dinheiro, ter disciplina e planejar – e, com isso, realizar! E foi com esse objetivo que a dona Alaíde começou a juntar seu dinheiro com o Ourocap e teve a grata surpresa de ser sorteada no dia 06/03, ganhando o prêmio de R$ 100 mil.

Em outubro de 2020 (em plena pandemia), a Alaíde comprou o título Ourocap de Pagamento Único com vigência de 48 meses. Nessa categoria, o cliente guarda um valor entre R$ 1 mil a R$ 2 mil, em uma única ocasião. Quatro anos mais tarde, o valor se transformou nesse belo prêmio de R$ 100 mil!

Confira o depoimento dela no vídeo:

Em momentos como esses o seu eu do futuro vai agradecer pela decisão de se tornar um cliente Brasilcap.

Está esperando o que? Faça como a Alaíde e venha ser agente de transformação você também!

#Brasilcap #Ourocap #Premios #Capitalizacao #AgenteDeTransformacao

A liderança absoluta e a felicidade como pilar

A Brasilcap vem avançando ano a ano na gestão de temas ambientais, sociais e de governança (ASG). Nossa Política de Sustentabilidade é atualizada constantemente, considerando as diretrizes dos Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI) da Iniciativa Financeira da Organização das Nações Unidas (Unep-FI/ONU), dos quais a companhia é signatária, além de outros compromissos e de documentos orientativos em prol do desenvolvimento sustentável.

Outros aspectos fundamentais para a gestão da sustentabilidade na Brasilcap vêm dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), dos indicadores do Instituto Ethos e das boas práticas estimuladas e disseminadas pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

Neste contexto, o Relatório Anual de Sustentabilidade 2023 mostra uma Brasilcap líder absoluta no setor de capitalização, com R$ 11,3 bilhões em reservas técnicas, R$ 6,4 bilhões em faturamento e crescimento de 22,3% no lucro líquido.

Para trazer mais dois números expressivos, foram R$ 3,4 milhões investidos em projetos sociais alinhados aos ODS, com mais de 65 mil beneficiados diretos e indiretos; e 400 créditos adquiridos de carbono REDD+ para compensação de emissões estimadas desde a fundação da Companhia. Também assinamos uma carta compromisso para prevenção e combate aos assédios e retomamos o programa Brasilcap Solidário, com foco em ações de arrecadação e voluntariado.

O reconhecimento do trabalho veio na forma do Prêmio Segurador Brasil, do Prêmio Consumidor Moderno e do segundo lugar no Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação, entre outros.

Isso diz demais de um ano em que o lema era “É pra ser feliz!”, mas, mais do que isso, traduz o espírito de equipe e a cultura institucional da Brasilcap, cuja visão encontra eco internamente: a avaliação sobre o clima organizacional obteve 82,3% de respostas positivas.

Um ambiente de trabalho saudável e alegre é um pilar que se soma a uma missão institucional inspiradora e a um planejamento estratégico ousado, preciso e equilibrado.

Proporcionar a melhor experiência a nossos talentos convive em sinergia com outros quatro objetivos estratégicos: otimizar o resultado; acelerar a inovação; encantar nossos clientes; e ter excelência em gestão.

Quando você vê sua colaboração fortalecendo esses elos e resultando em transformação social, tem ainda mais certeza do propósito do seu trabalho. O empenho e o protagonismo de cada um(a) deixam a Brasilcap ainda mais sólida. Ciclo virtuoso que chama, né?

É por isso tudo que 2024 tem cheirinho de conquistas e felicidade de novo.

Para conferir o Relatório Anual de Sustentabilidade 2023 completo, clique aqui.

#BrasilcapTransformandoVidas #ÉPraSerFeliz #QualidadeDeVida #Sustentabilidade #DesenvolvimentoPessoal #ImpactoSocial

Confira os projetos sociais apoiados pela Brasilcap

O propósito da Brasilcap é ser agente de transformação na vida das pessoas e na sociedade. Assim, além do nosso compromisso com o planejamento financeiro de nossos clientes, desde nossa fundação, em 1995, apoiamos projetos e iniciativas sociais relevantes em diversas áreas e em todo o Brasil. Nos últimos anos, com o avanço da agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), estamos reforçando ainda mais nossa Responsabilidade Social Corporativa. Somos signatários do Pacto Global da ONU, dos Princípios de Sustentabilidade em Seguros e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Instituto Ethos).

Em 2023, investimos R$ 3,4 milhões em projetos sociais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco nas ODSs 1 (Erradicação da pobreza), 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Trabalho decente e crescimento econômico). Esses projetos, que incluem ações culturais, de saúde, educativas e de proteção ambiental, que receberam recursos via Lei de Incentivo à Cultura, Lei do Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência e Lei do Idoso, impactaram positivamente as vidas de mais de 65 mil beneficiários diretos e indiretos. Por tudo isso, recebemos por 13 anos consecutivos o certificado de Empresa Cidadã.

Voluntariado BB e Brasilcap Solidário

Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a gente beneficia milhares de pessoas através do Voluntariado BB. São iniciativas de reciclagem, agricultura familiar, inclusão digital e artesanato, entre muitos outros campos. Também em 2023, retomamos o programa Brasilcap Solidário, com foco em ações de arrecadação e voluntariado. O grande destaque do ano foi a realização do Prêmio Brasilcap Solidário, em sua 9ª edição. O evento reconheceu as equipes de vendas do Ourocap, além de beneficiar instituições externas com aportes financeiros e doações de alimentos.

Os funcionários da força de vendas das Superintendências Comerciais PF Rio Centro e PF RJ-ES tiveram o melhor desempenho e as seguintes instituições receberam apoio: Instituto Mundo Novo, Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo, Golfinhos da Baixada, Espaço Logos de Cidadania Consciente, Origem Amorim, Lar Santa Catarina, One by One, Projeto Avante, Sociedade Plural, União das Operárias, Capacitrans e Apoe.

Em junho, o Brasilcap Solidário organizou uma coleta de roupas de frio para serem doadas a projetos sociais por intermédio do Instituto da Criança. Em dezembro, a Campanha de Natal Brasilcap Solidário estimulou os funcionários a doarem valores para a compra de chuteiras para as crianças e jovens participantes do projeto Craque do Amanhã. Cerca de 200 pares de chuteiras foram adquiridos; o valor doado pelos colaboradores foi “empatado” pela Brasilcap, dobrando o total de calçados.

Produtos de Filantropia Premiável

Criamos produtos, como o Doadin, o Parcela Premiável, o Sorte Saúde e o Estação Cap, que aumentam o valor gerado para a sociedade, ao oferecerem aos clientes a possibilidade de transformar o resgate do título em doações a instituições sociais. Recursos financeiros advindos dos produtos de Filantropia Premiável, em um total de R$ 35.136.113,00 foram destinados a projetos sociais externos, em 2023.

A maior parte desse total (R$ 33,8 milhões) veio do produto Parcela Premiável e foi destinada a projetos de saúde da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD); a mesma entidade ainda recebeu outros R$ 4,7 mil em recursos do Doadin. Também foram beneficiados projetos sociais da Fundação Banco do Brasil (R$ 173,3 mil, em recursos do Doadin); projetos de saúde da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), que receberam R$ 852,8 mil advindos do produto Sorte Saúde. Já a Fundação Abrinq, que promove projetos de educação, recebeu R$ 325,9 mil, oriundos do Bem da Sorte.

Apoio a projetos sociais e culturais em 2023

No ano fiscal de 2023, a Brasilcap executou um total de R$ 3.114.971,41 a instituições via Investimento Social Fiscal (ISF). A partir de métricas desenvolvidas para atender a critérios relevantes para a Companhia, foram selecionados 24 projetos, que beneficiaram 65.410 pessoas em 18 municípios de sete estados (Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo), além de contribuírem para os avanços dos ODS da ONU. Outros R$ 400,7 mil foram destinados, como investimento social privado (ISP), a iniciativas em parceria com o Instituto da Criança, que impactaram 730 pessoas. Como em todos os anos desde 2017, a Brasilcap participou em 2023 do Teleton, a maratona televisiva promovida pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) para coletar doações revertidas à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A doação da Companhia foi recorde: R$ 5,5 milhões, oriundos dos resgates do título Doadin.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinamos três projetos em 2023: a turnê Café Não É Só uma Xícara, do Grupo Tápias; a comédia teatral Duetos, protagonizada por Patricya Travassos, Marcelo Faria e, depois, Du Moscovis; e o livro Prato Feito, que exalta receitas tradicionais brasileiras e está em fase de produção, com previsão de lançamento em 2024.

Apoio a projetos sociais e culturais em 2022

Com o lema “aqui tem Brasilcap transformando vidas”, patrocinamos em 2022 diversos projetos sociais por meio de leis de incentivo. No setor de saúde, destacamos o apoio ao Hospital Angelina Caron (Curitiba, PR), o Hospital de Amor (Barretos, SP), o Centro de Desenvolvimento Integral (Lagoa de Itaenga, PE), o Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba, PR) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP). Projetos para o bem-estar de idosos também foram incluídos: Favela Meu Lugar, Envelhecer Bem, do Cedili (PE), Viva+ Oncogeriatria, da Funfarme (SP) e De Olho na Visão, da Fundação Banco de Olhos de Goiás. Na seara do esporte, apoiamos a ONG Craque do Amanhã (RJ), e temos parceria com o Instituto Futuro Bom (RJ), que oferece aulas de tênis a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Outras iniciativas para jovens e crianças foram o Projeto Curumin, da Casa da Criança e do Adolescente (RJ) e o Viva + Oncopediatria, da Funfarme. No meio ambiente, a destacamos o projeto Cidade Sustentável, da ONG Geração Futuro (PE).

Assim, impactamos a vida de todos os brasileiros, principalmente dos que mais precisam!