Para muitos estudantes, fevereiro é o mês do início do ano letivo nas escolas. Uma das dúvidas que surgem para os pais nesse período é quanto ao peso que seus filhos carregam na mochila. Geralmente, cadernos e livros são os elementos que mais contribuem para esse excesso de peso.
Isso prejudica a coluna vertebral das crianças e adolescentes, que estão em processo de crescimento e que, assim, podem desenvolver malformação e dores no local. É preciso que os pais estejam atentos a esse excesso de peso e previnam futuros problemas que uma mochila pesada pode causar.
Trouxemos algumas dicas para você ajudar o seu filho. Confira abaixo!
Peso e tamanho
O indicado é que o peso total da mochila não ultrapasse 10% do peso do seu filho. Por isso, verifique se a mochila está adequada ao tamanho do pequeno. Ela deve cobrir as costas e ir até a altura da cintura. Caso ultrapasse a altura do bumbum, o tamanho não está bom e pode acentuar a lordose.
Modelo
Se esse peso não estiver adequado e não for possível reduzir a quantidade de materiais que o seu filho precisa carregar dentro da mochila, troque de modelo. O ideal é que você opte por aqueles que possuam rodinhas. Assim, o pequeno pode puxar a mochila ao andar ao invés de carregá-la nas costas.
Regulagem
A regulagem das alças da mochila precisa estar de acordo com a altura da criança ou do jovem, para que a mochila fique bem colada às costas, sem balançar ou bater no corpo. Também é importante eles usarem a mochila com as duas alças nos ombros, para que não haja desequilíbrio e prejudique a postura.
Postura
Além disso, você deve educar o seu filho quanto à postura adequada ao carregar a mochila. A dica é que ele se mantenha ereto, sem que os ombros estejam curvados e com o abdômen para dentro. Dessa forma, o peso será melhor distribuído