2019 será o ano da sua ascensão profissional. Gostou? Com a firme ideia para o seu primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho, vem a questão: seu currículo está atualizado? Se você está pensando muito é porque sabe que ele ficou esquecido lá atrás, não é?
Enfim, é imprescindível contar com um bom currículo para o empregador. Muitas pessoas não dão credibilidade para este documento, mas ele é a porta de entrada para o gestor de RH ou para o empresário que busca contratação. Por isso, atente-se a alguns detalhes que o Zero Perrengue (link da home) vai trazer para você.
O que é preciso ter no seu currículo?
-
Seja objetivo
Até pouco tempo atrás, os currículos eram preenchidos com informações pessoais e profissionais irrelevantes: foto, endereço, nomes dos pais, etc. Hoje não existe mais essa necessidade. O que está em voga são os detalhes que conectam com a vaga. Seja objetivo e apresente apenas os dados que a empresa deseja saber.
-
Use uma linguagem adequada
Seja o mais natural possível na hora de criar um currículo. A linguagem deve ser de forma padrão e formal. Não use gírias, abreviações e termos de internet, pois torna-se piegas e, certamente o profissional responsável não irá gostar.
-
Evite fotos
Nos currículos antigos, como citamos no início, uma das características era inserir uma foto com boa imagem e ângulo. Hoje em dia não é preciso, até porque o Linkedin – rede social com foco profissional e negócios já pede. No entanto, só inclua caso o empregador anuncie na vaga.
-
Não minta
O pior erro de um candidato é se achar esperto, e aí resolve inventar cursos, qualificações e intercâmbios que nunca sequer pensou em fazer na vida. Portanto, coloque apenas o que for de sua competência, o que você estudou e praticou, até porque, com a internet, é muito fácil para os recrutadores verificarem a veracidade dos fatos.
Por último e não menos importante…
-
Revise!
Erros de ortografia e acentuação são incontestáveis para a sua contratação. Por isso, antes de enviar o currículo, revise duas, três, quatro ou quantas vezes forem necessárias. Não é exagero, é questão de disciplina e comprometimento com o que você se propôs a buscar.
Gostou do artigo? Então se prepare para começar 2019 com seus projetos à vista. Aproveite a virada do ano e crie seu novo currículo com mais qualidade.
Ano Novo, tudo novo!