4 dicas para você fazer uma ceia de Natal gastando pouco

Chega o final do ano e apertam os gastos por causa das comemorações: é um amigo oculto aqui, é a festa da empresa ali, é um encontro entre amigos acolá, e, muitas vezes, esquecemos de nos programar para a festividade maior: a ceia de Natal. Como jogar dinheiro fora não é algo que estamos fazendo, o importante é reavaliar os gastos e adaptar o que se compra. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você produzir um cardápio saboroso para a noite de Natal gastando o menos possível. Vamos lá?

 

1. Compre tudo com antecedência

Vá ao mercado com o tempo adiantado. Quanto mais cedo, mais chance de conseguir promoções, além disso, acaba evitando filas imensas e insuportáveis. Caso não consiga comprar com antecedência, tente fazer em dias úteis e fora de horários de pico, pois finais de semana são sempre mais cheios e demorados. Entenda que o estresse leva a comprar coisas por impulsividade.

2. Comprar na feira

Os mercados são lugares extremamente cheios por si só, ainda mais se você pretende ir naquele não próximo à sua casa. Por isso, uma boa saída é comprar parte dos produtos na feira. Carnes, peixes, legumes, entre outras peças, costumam sair mais baratos e fresquinhos em relação aos supermercados.

3. Substitua o cardápio fino por mais barato, nem por isso menos gostoso

Um cardápio saboroso não significa ser extremamente caro. Portanto, aposte em frutas, verduras e legumes para dar a sensação de dimensão. A carne de porco pode ser substituída pelo chester ou frango. Se o peru inteiro está caro, compre algumas partes, e troque o bacalhau pelo peixe. São dicas de economia que valem para o restante do ano.

4. Decoração também precisa de planejamento

No dia da ceia de Natal, além dos quitutes e um cardápio impecável – já citamos dicas bem legais -, você pode deixar sua casa mais harmônica para receber os convidados. Portanto, brinque com a decoração! Por exemplo, coloque laços de presentes e bolas de Natal em bombonieres, ou faça uma cortina com bolas e demais enfeites natalinos para colocar na janela. Já as garrafas de vinho podem ser enfeitadas com barbantes e outros adereços.

Gostou das ideias? Deixe seu comentário abaixo se colocou uma delas em prática. Nós vamos adorar saber.