Ensine seu filho a cuidar da natureza

Sustentabilidade é um assunto que não tem faixa etária. Todo cidadão precisa aprender, desde cedo, como pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença para o futuro do nosso planeta. Por isso, o Zero Perrengue vai ensinar aos papais e às mamães maneiras de formar adultos mais conscientes de sua responsabilidade ambiental. Confira!

Para começar, dê o exemplo

Muitas crianças, especialmente durante os primeiros anos de vida, aprendem por meio da observação. E a maior referência dos pequeninos nessa idade costuma ser os pais. Então, a melhor forma de começar a formar um cidadão ecologicamente correto é praticando o que se ensina no dia a dia. Além disso, lembre-se: cuidar do meio ambiente é uma forma de deixar um mundo melhor para o seu filho.

Ensine reciclagem de um jeito divertido

Crie brinquedos utilizando objetos que iriam para o lixo. Por exemplo, reaproveite os retalhos de pano para fazer uma boneca ou construa um foguete com garrafa pet. De preferência, chame seus filhos para ajudar na criação deles, pintando, recortando as partes, montando, etc. Além de estimular a criatividade da criança, você ainda fará com que ela veja com os próprios olhos a importância e praticidade da reciclagem. Tudo de um jeito bem lúdico e prazeroso.

Sem desperdício

Oriente seu filho para que ele seja um consumidor consciente. Corrija-o quando ele estiver tendo atitudes que geram desperdício, como:

– Deixar a bica aberta enquanto escova os dentes e demorar demais no banho;

– Colocar mais comida no prato do que consegue comer;

– Querer produtos de que não precisa;

– Deixar as luzes da casa ligadas.

Além de ajudar o meio ambiente, você ainda evita gastar mais dinheiro do que deveria.

Faça com que ele crie simpatia pela Mãe Natureza

Leve seu filho para passeios ecológicos, em florestas, bosques, parques… Quanto mais contato ele tiver com as maravilhas da natureza, mais ficará em sinergia com ela. Daí, será bem mais fácil convencê-lo da importância de preservá-la. Outra atitude que pode ajudar nesse processo é ter uma mini-horta no seu quintal, para que seu pupilo veja, ao vivo e a cores, de onde vem a comida que está no seu prato todo dia.