Já teve medo que seus chefes ou recrutadores dessem aquela olhadinha no seu Facebook? Então talvez você precise trabalhar melhor o seu Marketing Pessoal. Isso mesmo! Construir uma boa imagem profissional vai além de mandar bem nas entrevistas e criar um currículo caprichado. Hoje em dia, tudo está conectado. As redes sociais (inclusive as pessoais) podem ser excelentes ferramentas de divulgação, tanto negativa quanto positiva. Veja como utilizá-las estrategicamente e ser conhecido no mercado.
Publique conteúdo de qualidade
Compartilhe imagens, notícias ou vídeos com informações relevantes e novidades sobre o seu segmento de atuação. Se possível, produza também conteúdo próprio, mostrando seus conhecimentos na área. Não só pelo LinkedIn, como no Face, Insta e todas as suas redes sociais (atentando-se sempre para os diferentes formatos de cada uma). Crie também um blog, para escrever textos mais elaborados. Desta forma, você aumentará sua credibilidade e passará a ser visto como especialista na sua função.
Diga-me com quem te conectas…
Plataformas como o Facebook e LinkedIn são ótimas para gerar networking. Por isso, siga e adicione especialistas ou instituições que são referência na sua área. Entre também em grupos com profissionais que tenham os mesmos interesses que os seus. E, sempre que possível, comunique-se com essas pessoas, seja por meio de comentários nos posts ou inbox. Assim, você ampliará seus conhecimentos e terá mais “contatinhos” no mercado.
Não queime o seu filme
Por fim, da mesma forma que as redes sociais são excelentes ferramentas de marketing, elas podem fazer um recrutador pensar duas vezes antes de contratar alguém (ou desistir no ato mesmo). Há casos, inclusive, nos quais posts despretensiosos causam demissão imediata! Então, muito cuidado antes de clicar em “Publicar” ou “Compartilhar”. Os principais conteúdos que devem ser evitados são:
– Comentários racistas, machistas, homofóbicos ou que mostrem intolerância no geral.
– Fotos nas quais você pareça estar embriagado ou consumindo altas doses de bebida alcoólica – em outras palavras, “enchendo a cara”. O que não quer dizer que esteja proibida foto na baladinha com os amigos. Basta usar o bom senso.
– Postagens de teor erótico
– Posts do tipo “Ainda bem que é sexta”, “Odeio segunda-feira”, “Vem, feriado”, etc. Você não quer passar uma imagem de preguiçoso para seu recrutador, né?!
– Erros de português, especialmente aqueles grosseiros, tipo agente x a gente ou mas x mais.
– Falar mal da sua antiga empresa ou de seus antigos colegas de trabalho.