Qual é o seu perfil financeiro?

Gustavo Cerbasi, um dos mais renomados escritores brasileiros quando o assunto é ganhar e usar bem o dinheiro, dividiu as pessoas em 5 perfis financeiros. Cada um deles com seus pontos negativos e positivos. Em qual deles será que você se encaixa mais? Descubra agora.

O Poupador

Conhecido (injustamente, na maioria das vezes) como “pão-duro” ou “mão de vaca”. É aquele que sabe a importância de economizar e não se importa de cortar o máximo de gastos possível. Por isso, não é tão fácil ver esse tipo de pessoa curtindo por aí.

Pontos fortes: mostra bastante disciplina e consegue enriquecer bastante. Dificilmente é pego de surpresa por crises ou despesas repentinas.

Pontos fracos: sacrifica muito do seu estilo de vida, contentando-se com uma vida simples demais. Também é muito resistente a viver novas experiências.

Gastadores

Entusiastas do carpe diem. Pensam que a vida é muito curta para se preocupar em economizar. Além disso, gostam de ostentar e destacam-se pelas roupas finas. Dessa forma, gastam tudo que ganham. Até estão dispostos a planejar, mas apenas se for para garantir algum tipo de diversão e felicidade.

Pontos fortes: estão sempre abertos a novas experiências e cheios de hobbies. São populares entre os amigos.

Pontos fracos: vivem inseguros com o futuro. Qualquer imprevisto, como demissão, mudanças na economia ou inflação, transforma-se em uma catástrofe. Dependem demais da estabilidade de seus empregos.

Desligados

Gastam menos do que ganham, mas não sabem exatamente quanto. Quando sobra dinheiro, costumam guardar e criar uma reserva. Entretanto, prestam pouca atenção nas movimentações financeiras – toda fatura é uma surpresa, às vezes desagradável. Quando conseguem juntar uma grana, viajam ou compram um carro.

Pontos fortes: têm folga financeira e estão dispostos a reduzir custos, o que lhes dá maior flexibilidade para fazer ajustes e se adaptar a possíveis imprevistos.

Pontos fracos: não planejam a longo prazo, nem conseguem estabelecer metas firmes para o seu futuro.

Descontrolados

Ainda piores que os gastadores e os desligados. Isso porque não possuem nenhum controle financeiro e gastam mais do que ganham. Mesmo recebendo um bom salário e cortando gastos, nunca conseguem ficar com os boletos em dia. Estão sempre em dívida e sem dinheiro na conta. Nomes certos no SPC ou SERASA.

Pontos fortes: nenhum

Pontos fracos: sempre pagam juros altos e vivem sob estresse por causa da falta de dinheiro.

Financistas

São extremamente rigorosos com o controle financeiro. Fazem planilhas e vivem com uma calculadora na mão. Demonstram total conhecimento de suas finanças, juros e investimentos. Também manjam muito de economia e são procurados por amigos e parentes para orientações. Juntam dinheiro para pagar à vista ou investir em algo.

Pontos fortes: muita facilidade para elaborar planos a curto, médio e longo prazo. E, diferentemente dos poupadores (que estão preocupados demais em “economizar por economizar”), sabem gastar seu dinheiro com inteligência.

Pontos fracos: o controle obsessivo das finanças pessoais faz com que eles sempre sejam vistos como chatos.

E aí? Se identificou com algum deles? Seja qual for o seu perfil, o Ourocap é uma maneira de juntar dinheiro e realizar seus planos para o futuro. Para os menos controlados, uma forma de exercitar a disciplina financeira. Para os mais “financistas”, um jeito de guardar em segurança. Para ambos: a chance de ganhar prêmios milionários! Clique aqui para saber mais.