Já ficou dias sonhando com aquela promoção, ensaiando mil discursos para convencer seu empregador e, no fim das contas, acabou desistindo? Pois saiba que você não é o único. Muitas pessoas ficam inseguras na hora de pleitear um aumento salarial. Se você é uma delas, confira nossas dicas e saiba como conversar com seu chefe sobre o assunto. #AcreditaQueVai
Faça uma autoavaliação
Antes de marcar a reunião com seu superior, avalie seu próprio trabalho. Veja quais resultados trouxe para a empresa, liste seus diferenciais e analise sua importância para os negócios. Além disso, faça uma retrospectiva de quais projetos importantes para a companhia você participou nos últimos anos. Assim, você terá mais argumentos para usar.
Saiba o momento certo
Não converse sobre isso quando a empresa estiver passando por momentos de crise, as metas não tiverem sido batidas ou quando seu chefe estiver estressado. Lembre-se, ainda, que o salário faz parte do orçamento. Dessa forma, verifique em qual mês a instituição na qual você trabalha faz o planejamento orçamentário do próximo ano e tente marcar a reunião nessa época.
Mantenha o foco na empresa
Durante a conversa, foque apenas no seu valor profissional, nas coisas que já fez pelo negócio e em tudo que poderá contribuir para os objetivos futuros da companhia. Mostre que você deseja novos desafios e quer se desenvolver. Nunca utilize argumentos de cunho pessoal, como “preciso de dinheiro para pagar as contas”, “quero fazer um curso de inglês”, etc.