4 jeitos de fazer a diferença no Dia dos Animais

O Dia Mundial dos Animais é celebrado em 4 de outubro. A comemoração foi criada em 1925, na Alemanha, pelo jornalista Heinrich Zimmerman, editor da revista Mensch und Hund (“Homem e cão”, em português). Ele organizou o primeiro evento de celebração dos animais em 24 de março daquele ano em Berlim, atraindo mais de 5 mil participantes.

Em 1929, a data foi movida para 4 de outubro, para coincidir com o dia da festa de São Francisco de Assis, padroeiro do meio ambiente e dos animais. O dia foi oficializado no Congresso Internacional de Proteção aos Animais, que ocorreu em Florença, na Itália em 1931.

Hoje, a data é lembrada por ações em todo o planeta para proteger os animais. Você pode também fazer a sua parte. Aqui estão quatro formas de fazer a diferença neste Dia dos Animais.

  1. Adote um animal de abrigo

Muitos animais sem casa vivem em abrigos em milhares de cidades pelo Brasil. Se você tiver disponibilidade, passe em um abrigo da sua cidade e dê um lar para um gatinho ou cãozinho.

  1. Resgate um animal de rua

Vários animais vivem nas ruas, seja porque foram abandonados ou porque nunca tiveram um lar. Se puder resgatar um animalzinho de rua, leve-o ao veterinário, dê água e cuidados.

  1. Dê um lar temporário para cães ou gatos

Muitos abrigos sofrem com a superlotação. Em alguns deles, você pode se cadastrar como lar temporário, ficando com um cão ou gato por determinado período, até que que eles encontrem um dono permanente.

  1. Doe tempo ou dinheiro

Se ter um animal de estimação estiver fora das suas possibilidades, você ainda pode procurar as organizações da sua cidade e fazer doações em dinheiro. Se não puder gastar, seu tempo é bem vindo: canis e gatis abrem as portas para voluntários passearem e dar banho em seus animais.