4 primeiros passos da educação financeira do seu filho

É importante que a criançada entenda desde cedo como lidar com dinheiro, então é dever dos pais apresentar o assunto de uma forma que eles entendam. Você já pensou em como fazer isso? A gente preparou um guia para você:

  1. Seu exemplo ensina

A criança, desde cedo, reproduz o comportamento que observa nos pais. Se você é frugal, seu filho internalizará esse comportamento econômico. Se ele vê que você gasta com frequência e em muitas coisas pouco essenciais, é disso que vai lembrar.

  1. Comece pela mesada

Se seu filho for bem novinho (a partir de 3 anos), a mesada não precisa ser muito rígida. Dê algumas moedinhas toda semana para que ele possa gastar por conta própria. Passe a dar uma mesada (ou semanada) mais rígida a partir dos 7 anos. O dinheiro dele deve ser condizente com que ele terá que gastar. Atrelar o dinheiro a um bom comportamento ou a notas boas na escola também é uma boa ideia.

  1. Diga para ele guardar uma parte

Defina com seu filho algo que ele deseja muito comprar e diga que ele deve guardar de 10% a 30% do dinheiro que ganhar. Lembre-o sempre que, sem economizar, ele não vai conseguir o que quer, mas a decisão de economizar não pode ser sua – afinal, o dinheiro é dele e é o filho que deve se disciplinar!

  1. Vibre junto com seu filho

Quando o pimpolho conseguir realizar um plano ou sonho e comprar aquilo que queria muito, vibre e estimule-o a guardar ainda mais. Se ele perceber que tem apoio dos pais e que seus esforços dão resultado, ficará muito mais motivado!