Agosto é especial para as mulheres. É um mês que carrega nas tintas lilás e dourado para lembrá-las da mobilização nacional contra a violência doméstica e da importância do aleitamento materno. As Campanhas Agosto Lilás e Agosto Dourado têm significados distintos, mas se unem ao objetivo de promover a conscientização sobre os direitos femininos.
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo brasileiro e que, este ano, marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha. A Lei é uma referência nacional de mobilização pelo enfrentamento à violência contra mulheres e à intolerância pela desigualdade de gênero.
Neste sentido, a Brasilcap está comprometida em seus espaços sociais a apoiar as discussões sobre essa problemática e seus impactos negativos. O Mapa da Violência de Gênero, atualizado com apoio do Observatório da Mulher Contra a Violência, aponta que 48% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica; mas parte delas (18%) não se reconhece exatamente como vítima, por falta de coragem para falar sobre o assunto. Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, somente no ano passado, 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio – o maior registro desde 2015, quando aconteceu a sanção da lei que tipifica o crime. As agressões de violência doméstica tiveram, neste mesmo período, um aumento de 9,8%, totalizando 258.941 casos no país.
Esse cenário de violação de direitos chegou a nos motivar o lançamento de uma campanha em nossas redes sociais, batizada de #SpoilerDeAmiga. A ideia era incentivar a conversa entre amigas sobre os seus relacionamentos abusivos. Assim, elas poderiam ajudar a evitar atitudes graves que chegassem a casos extremos de feminicídio. A Brasilcap também patrocinou, em 2016, o filme Vidas Partidas, um longa que trazia a temática da violência contra a mulher, apresentando um triste e complexo cenário que já mostrava o Brasil como um dos países mais violentos para as mulheres.
Apesar de importantes avanços sociais, abusos de diversas naturezas continuam a acontecer. O nosso papel é incentivar cada vez mais a conscientização dos direitos femininos. Se você presencia ou sofre algum tipo de violência, não se cale! Transforme a cor lilás no respeito que todas as mulheres merecem. Quando uma mulher denuncia, ela encoraja milhares de outras mulheres a fazerem o mesmo. A Brasilcap apoia a campanha #FeminicidioZero e divulga o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – como um importante canal de busca de ajuda.
Para nossas clientes, colaboradoras e parceiras, desejamos que o respeito à igualdade não seja uma imposição, mas uma construção diária por relações saudáveis. Temos esperança de que, cada vez mais, as pessoas ajudem a identificar e agir contra as diversas situações de misoginia presentes na sociedade, denunciando e prestando apoio.

Inclusive, a Brasilcap também apoia a Campanha Agosto Dourado, instituída para incentivar a conscientização coletiva acerca dos benefícios do aleitamento materno. A amamentação é um direito garantido por lei. O objetivo é fazer com que recém-nascidos sejam alimentados exclusivamente pelo leite materno até os seis meses e, continuem com a amamentação, complementando sua alimentação até os dois anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano devido ao aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida. O leite materno é considerado um dos mais completos em nutrientes, anticorpos e proteção ao sistema imunológico dos pequenos. Lembrando, que Agosto Dourado tem relação com o leite materno ser considerado pelos nutricionistas como o alimento “padrão ouro” para todos os recém-nascidos. Além disso, é uma forma de manter um vínculo emocional insuperável entre mamães e bebês.