O governo prorrogou o prazo de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo até o dia 14 de setembro. Isso aconteceu porque, infelizmente, não conseguiu alcançar a meta de pessoas vacinadas. Seja por falta de tempo ou desinformação, muitos brasileiros acabam não percebendo o quanto essa prevenção é importante não só para eles, como para a sociedade como um todo.
Como são preparadas?
As vacinas são feitas com os micro-organismos causadores das doenças. Mas calma! Os vírus e bactérias são injetados mortos ou enfraquecidos no sangue, de forma que seu sistema imunológico aprenda a identificar e combater esses agentes infecciosos, evitando a manifestação da doença.
Para ser licenciada e liberada para o público, essa vacina precisa passar pela supervisão criteriosa da ANVISA.
Quando devo tomar a vacina?
As vacinas devem ser tomadas sempre seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Clique aqui para acessá-lo.
Há idade máxima?
Idosos podem e devem ser vacinados. Entretanto, devido ao fato de estarem com um sistema imunológico não tão jovem, é ideal que eles sempre procurem a orientação de um médico antes. Confira abaixo a lista de algumas vacinas disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais:
Hepatite B – 3 doses, de acordo com a situação vacinal
Febre Amarela – dose única, verificar situação vacinal
Dupla Adulto (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos
Pneumocócica 23 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – reforço a depender da situação
Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde.
Importante para você e para todos
A vacina é fundamental, não só para a pessoa que a recebe, mas para aqueles à sua volta. Afinal, ela evita que os agentes infecciosos se espalhem e fortaleçam, prevenindo o país contra grandes epidemias. Não coloque em risco a sua saúde e a das outras pessoas. Vacine-se.