O que é Pecuária Orgânica?

Não é de hoje que questões de sustentabilidade, como a preservação do meio ambiente e o bem-estar social, vêm ganhando cada vez mais importância. Por isso, muitos pecuaristas têm optado por um processo de produção mais sustentável, conhecido como Pecuária Orgânica.

O que é?  

A Pecuária Orgânica baseia-se em três pilares: ambiental, social e econômico. Ou seja, ela busca tornar o processo de produção de carnes mais sustentável para o meio ambiente e mais inclusivo para a população local, sem que haja perda de lucro ou produtividade. Para ser considerada orgânica, essa carne precisa estar de acordo com normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Normas ambientais

Com relação ao meio ambiente, a Pecuária Orgânica busca a preservação da fauna e flora locais, a utilização racional do solo e da água, o tratamento dos resíduos produzidos e a não utilização de agrotóxicos ou substâncias químicas em geral.

Normas no tratamento do gado

Os animais devem ser alimentados com grãos e rações livres de transgênicos, estar com a vacinação em dia e não possuir nenhuma alteração genética. Além disso, a fazenda deve garantir o bem-estar deles, com sombreamento das pastagens e currais em formato circular, para que o gado não se machuque.

Preocupações sociais

É preciso também que o pecuarista respeite os direitos trabalhistas, dê preferência para profissionais locais, valorize o homem no processo produtivo e ajude a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

 

A prática da Pecuária Orgânica está relacionada a esses cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos até 2030.

ods2 ods3 ods8 ods12 ods13 ods15